TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DONS E MINISTÉRIOS

Monografias: DONS E MINISTÉRIOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  4.294 Palavras (18 Páginas)  •  4.174 Visualizações

Página 1 de 18

DONS E MINISTÉRIOS

Minerva Maria Isoton

Professor: Josadak Lima

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

CURSO LIVRE EM TEOLOGIA-DONS E MINISTÉRIOS

13/10/2013

RESUMO

Os Dons e Ministérios são dados pela graças de Deus Pai, portanto sendo uma das é ferramentas que torna o cristão mais próximo de Deus. Vemos que os dons e ministérios no antigo testamento eram ordenados pelos levitas e sacerdotes daquela época. Os levitas tinham atividades como ministro e cantores, os sacerdotes tinha uma função espiritual, cuja função era representar o homem diante de Deus. Os profetas eram pessoas divinamente vocacionados e autorizadas por Deus para falar por Deus.

Mas no novo testamento, com a morte de Jesus Cristo, para remissão de nossos pecados na cruz, os ministérios foram ordenados como uma dádiva divina. “Todos os dons e ministérios estão sobre o controle divino, o Pai o Filho e o Espírito Santo” operam dentro de uma gloriosa ordem dentro das igrejas, onde o servi segue a recomendação de cristo, que veio não para ser servido, mas para servir. Os ministros devem ser, corpos santificados separados para Deus e dedicados a seu serviço, como único sacrifício aceito por Deus , exercendo sacerdócios santo para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus.

Com relação aos diáconos do novo testamento, era voluntários, trabalham em vários setores administrativo da igreja, sob ordem do pastor.

A bíblia relata varias passagens enfatizando os mais completas dos Dons Espirituais no novo testamento,dados aos cristãos, demonstram no ensinar que as distribuições dos dons não são feitas pelo critério dos méritos pessoais, mas pela vontade e sabedoria de Deus. A igreja de cristo é apresentada mediante a expressão dos Dons Espirituais, o apostolo Paulo apresenta três listas de Dons. Esses dons são distribuídos na igreja para o aperfeiçoamento dos Santos, a ampliação do conhecimento, do poder e da proclamação do povo de Deus, eles chamam a atenção dos incrédulos á realidade divina.

1corintios( 12.8-10)’’ Porque a um é dado mediante ao espírito a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo espírito , a palavra do conhecimento, a outro, no mesmo espírito, a fé, e a outro no mesmo espírito, dons de cura; a outro, operação de milagres; a outro, profecia; a outro discernimento de espíritos, a um variedades de línguas ; e a outro capacidade de interpretá-las”.

1 corintios ( 12-28)” A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugas profetas, em terceiro lugar, mestres, depois operadores de milagres, depois dons de cura, socorro, governos, variedades de línguas”.

1 corintios ( 12-29)”Porventura são todos Apostolos? Ou todos profetas? São todos mestres?ou, operadores de milagres?”.

Os dons, por sua vez, são a base para a nossa função no corpo. Sem Don não á função e sem função não á frutos. Podem receber da parte de Deus, uns para apóstolos outros profetas e mestres, realização de milagres, cura, Don de línguas e de interpretar.

Outro ponto importante é que não importar o tamanho ou a complexidade do serviço, o que importa se estamos sendo fieis e obedientes a Deus.

Para tanto os apostolo Paulo resalta a importância do valor proporcional dos dons, sendo importante não apenas a manifestação de um Don, mais vário, pois os dons serviam para a edificação da igreja, e manifestação do poder de Deus para os descrentes,trazendo sabedoria para manter a ordem e a decência na casa de Deus,pois segundo palavra de Autonomia

1 coríntios 14-32 “ o espírito do profeta esta sujeito ao profeta”. Passível de ser ensinado.

Os dons espirituais concedidos a igreja são recursos extraordinários, dados por Deus, visam: aperfeiçoamento dos Santos, a ampliação, do poder e da proclamação do povo de Deus, chama a atenção dos incrédulos á realidade divina. Deus deu igreja, “Graça, Dons e Ministérios”, por que a graça é a essência da vida crista. O salmo 63, resalta “ a tua graça é maior do que a vida”, Dons, por que o próprio Deus , presente em cristo e também no espírito, Ministérios objetivando, capacitação,equipamentos e instrução dos santos , visando o despenho do serviços para com o corpo de cristo.

Os dons manifestacionais, são dons espirituais, dados pelo espírito de Deus, são em numero de nove: Os que manifestam o saber de Deus: Palavra de sabedoria, palavra de ciência, o dom de discernir os espíritos. Os que manifestam o poder dinâmico de Deus: A fé, os dons de curar, a operação de milagres, operação de maravilhas. Os que manifestam a de mensagem e Deus: A profecia, A variedades de línguas, a Interpretação de Línguas.

Os ministérios estabelecidos por Deus significa servir, para homens e mulheres exercerem certas funções especificas, para serem as pessoas certas, nos lugares certos , pelos motivos certos. Deus concede dons na sua infinita graça, para que assim seja estabelecido um ministério especifico, o dom é o primeiro passo para determinar o ministério, explicando assim que o ministérios não são dons e sim funções, sendo assim os ministérios não são títulos ou cargos mas sim função.

Deus deu dons a igreja para serem traduzidos em serviços , através de realizações, ministérios e trabalhos, (1 corintios 12-7).

A base para o cristão ser usado com um dom é ter sido inserido no Corpo de Cristo, os dons são a base para função do corpo, sem dom não á função no corpo, e sem função não há frutos. Para que o cristão conheça melhor sobre seus dons, deve estudar o que a bíblia diz sobre dons, ler livros espirituais que falem sobre o assunto, envolver-se no maior numero de áreas, onde possa exerce seus dons, observar-se se esta realizado ao desempenhar seus dons.

Ef 4:4-13 “Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos. Mas a cada um de nós foi dada a graça conforme a medida do dom de Cristo. Por isso foi dito: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens. Ora, que quer dizer subiu, senão que também desceu às partes mais baixas da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que subiu muito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com