Etica Pastoral
Ensaios: Etica Pastoral. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vinibella • 20/3/2015 • 644 Palavras (3 Páginas) • 527 Visualizações
Monografia “ACONSELHAMENTO PASTORAL COM BASE NO NOVO TESTAMENTO”
Jul 28th, 2012 by Super Click Monografias.
Esta obra possui autoria plena, sendo permitido seu uso educacional unicamente como referêncial teórico desde que fornecidos os devidos créditos ao seu mentor intelectual.
AUTOR: NASCIMENTO, A. R. X.
ANO: 2008
INTRODUÇÃO
Não importa a nacionalidade nem o grau de desenvolvimento, seja nos países em desenvolvimento, ou mesmo nos países chamados do primeiro mundo, todos, adultos ou crianças, homens ou mulheres, têm necessidades de ordem psicológicas não resolvidas. São problemas que angustiam, deprimem e fazem o ser humano sofrer.
O profissional conselheiro tem consciência que as pressões psicológicas são as vertentes distintas, podendo afetar várias dimensões, tanto na área psicológica como física e espiritual. Logo na primeira conversa o conselheiro deve começar o processo de identificação das causas e origens dos problemas que estão angustiando a pessoa. Somente a partir daí é que poderá começar o processo de interação com a pessoa que solicita sua ajuda.
Muitas vezes, a procura do conselheiro não é por um problema psicológico e sim para esclarecer dúvidas com referências a como deva proceder em algumas situações de sua vida cotidiana, ou mesmo busca algum entendimento bíblico que está encontrando dificuldades em absorver.
O ato de aconselhar deve sempre ser baseado nos preceitos bíblicos, procurando identificar na Bíblia a resposta para os questionamentos que incomodam a pessoa. Dessa forma, o indivíduo vai, aos poucos, aprendendo a relacionar sua vida pessoal com as situações relatadas na Bíblia.
Entretanto, não basta que o conselheiro tenha total domínio das escrituras sagradas para exercer a função de conselheiro, é preciso que ele seja uma pessoa atualizada quanto aos problemas gerais que assolam a sociedade onde está inserido, pois, seguramente, chegarão para ele situações relacionadas à dificuldades na área de trabalho, de uso correto de suas finanças e até mesmo, dúvidas sobre acontecimentos mundiais.
Na verdade, o conselheiro deve ser uma pessoa dotada de muito bom senso, muita paciência e grande conhecimento sobre o mundo de uma forma geral e, obviamente, um profundo conhecedor dos ensinamentos da Bíblia.
Em resumo, o aconselhamento pastoral de uma foram geral e sucinta pode ser definido como um processo de orientação espiritual e psicológico que ocorre entre dois ou mais indivíduos, no qual um deles, o conselheiro, por sua posição e capacidade, procurar aplicar conhecimentos e intervenções com a intenção de compreender, orientar, influenciar e modificar a função mental e o comportamento do outro (aconselhado). Quanto maior for a confiança que o conselheiro transmite ao aconselhado, maior será o poder de ajudar. É fundamental que o conselheiro tenha a humildade de declarar não ter condições de ajudar em uma ou outra situação que lhe seja desconhecida, como por
...