FACULDADE EVANGÉLICA DE TÉCNOLOGIA, CIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA DA CGADB
Por: Israel Theo • 10/12/2018 • Trabalho acadêmico • 1.188 Palavras (5 Páginas) • 291 Visualizações
FACULDADE EVANGÉLICA DE TÉCNOLOGIA, CIÊNCIAS
E BIOTECNOLOGIA DA CGADB
ISRAEL MENDES DOS SANTOS
RIO DE JANEIRO
2018
ISRAEL MENDES DOS SANTOS
COMENTÁRIO DE 2 JOÃO
Trabalho, apresentado ao Mestre Esdras Costa Bentho, da cadeira de Hermenêutica Do Curso de Bacharel em Teologia da Faecad.
Rio de Janeiro
2018
Comentário de 2 João
1. Título: 2 João
2. Autor: O Ancião
Ancião é um substantivo usado no emprego dos judeus e cristãos, um título de dignidade, um ancião; no plural, anciãos, o termo significava pessoas com maturidade e experiência com idade avançada que eram responsáveis por tratar de assuntos públicos. Eram encarregados da administração e governo de igrejas individuais.
3. Destinatário: Senhora eleita e seus filhos
Em função da perseguição sofrida pela igreja nos primeiros séculos, parece ser unanime a ideia entre os pesquisadores que para postagens específicas, era comum o uso de símbolos entre os cristãos e outras técnicas de comunicação que eram feitas principalmente através do uso de cartas. Senhora eleita ou kyria era uma forma usual para o autor poder fazer referência a uma congregação cristã local, fazendo uso do termo simbólico que a princípio parecia ser direcionado a uma mulher. Porém é possível verificar na bíblia uma série de passagens que citam o termo apontando para uma igreja. Uma dessas passagens bem conhecidas está registrada na primeira epístola de Pedro 5.13 em forma de saudação. À “Igreja que está em Babilônia, eleita convosco”. A alternância do uso da segunda pessoa do singular (2 Jo 1.5) e da segunda pessoa do plural (vv. 6-12) reforça a ideia do uso simbólico para indicar a igreja.
4. Data da composição: (85-90 d.C)
5. Objetivos:
- Aconselhar a comunidade cristã viver na verdade
- Instrui-los contra os falsos mestres.
- Contexto Histórico
De acordo com o Dicionário Bíblico Wycliffe (2000, p 1057) Era provável que existia uma razão para escrever uma carta tão objetiva, possivelmente o destinatário estaria localizado em Pérgamo (Ap. 2,12-17), e as orientações eram claras! Não deveriam receber os falsos mestres visitantes que não estivessem à altura da confissão da Igreja em relação a vinda de Jesus em carne (vv. 7-11), confissões estas que desqualificariam a humanidade de Cristo.
7. Palavras-chave: Amor, verdade e mandamento.
7.1. Amor
ἀγάπη (agápē) afeição ou benevolência; especialmente (plural) uma festa de amor, festa de caridade, de amor caridoso e querido.
7.2. Verdade
αλήθεια (alētheia) verdadeiro, verdadeiramente, verdade, veracidade, aquilo que não está oculto mas pode ser aberto e pode ser conhecido; por isso, verdade.
7.3. Mandamento
εντολή (entolē), “mandamento”, “ordem”; ἐντέλλομαι (entellomai), “mandar”, “dar ordens”, “ordenar”.
8. Gênero literário: Epistolar
Este gênero literário encontramos em grande parte do Novo Testamento, são ao todo 21 cartas, a maioria de Paulo, mas também de Pedro, Judas, e a aqui tratada sendo de João. Quando se trata do uso de carta, sua finalidade é para a comunicação mútua entre um remetente e o destinatário, ambos conhecidos, se caracterizando pelo vínculo de uma situação específica. Já as epístolas têm seu alvo mais abrangente, apesar de sua composição técnica como é característico de cartas como destinatário, saudação, interlocução e despedida, a epístola é direcionada a remetentes específicos tendo um público maior para se atingir.
9. Estrutura:
I. Prefácio e Saudação (1-3)
II. Exortação a permanecer na verdade (4-6)
III. Exortação contra os falsos ensinadores (7-11)
IV. Anseio em estar com os irmãos (12)
V. Saudação da eleita (13)
10. Comentário:
10.1. Prefácio e Saudação (1-3)
A carta é iniciada com o remetente identificando-se como ancião, sendo esta a forma de tratamento para com uma autoridade daquele período, fruto da cultura judaica desde os tempos de Moisés (cf ex 3:16-18). Nos primeiros versículos, o autor, declara com muito amor e intimidade a destinatária suas considerações a bem do amor e da verdade. Existem duas linhas de interpretação mais populares onde os primeiros pesquisadores afirmam que a "senhora eleita" ou "Kyria" fazia parte da comunidade cristã em Éfeso, e sua casa servia de congregação local. Já a segunda teoria (mais sólida pelo contexto da carta nos próximos versículos) informa que essa senhora, juntamente com seus filhos, representam a figura de uma mulher, apontando à igreja local, seus filhos sendo os membros.
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