Folclore
Tese: Folclore. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vania1974 • 26/11/2013 • Tese • 1.027 Palavras (5 Páginas) • 247 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o objetivo de abordar o conceito e o reconhecimento do trabalho pedagógico com base nas manifestações do saber popular, o folclore. Para um melhor entendimento, serão discutidos seu conceito, suas características e sua relação com a educação, tendo em vista seu caráter enquanto patrimônio cultural. Em nosso país, é antiga a lição do aproveitamento do folclore no ensino. Os fatos folclóricos caracterizam-se pela diversão nas atividades: os jogos, brinquedos e brincadeiras são atividades básicas contribuem para o desenvolvimento físico, motor, emocional e social do indivíduo .Um país forma sua identidade, principalmente pela tradição e pela preservação dos costumes populares. Para tanto, faz-se necessária a identificação do significado da palavra folclore, que tem sua origem na língua inglesa: “folk” = povo e “lore” = conhecimento. Logo, podemos entendê-lo previamente como o conhecimento que vem do povo, ou Cultura popular.
A cultura popular pode intervir como elemento moderador no processo cultural, pois dispõe de instrumentos próprios para o equilíbrio necessário ao seu harmônico desenvolvimento, já que, como diz Carneiro (apud BRANDÃO, 1982, p. 84) “A valorização do folclore, o reconhecimento da importância das manifestações populares na formação do lastro cultural da nação, constituem procedimentos capazes de assegurar as opções necessárias ao seu desenvolvimento”.
DESENVOLVIMENTO
O folclore ainda não é visto como parte da vida de todos nós. Há uma certa resistência em aceitá-lo, pois, além de ser visto como uma curiosidade, é considerado por boa parte dos indivíduos como um atraso. A ideia que se tem é de que o mesmo é algo do passado, que conserva os costumes, tradições e lendas de um povo. Ele não é analisado como um imenso leque de temas que fazem parte da nossa cultura, uma cultura que está em constante processo de transformação. Precisamos mudar esta realidade e partirmos do pressuposto de que o folclore é uma cultura viva e dinâmica, que faz parte do nosso cotidiano, embora muitas vezes passe despercebido e seja visto somente nos aspectos ligados a superstições e crendices. Ele se estende a muito mais do que isso: podemos encontrá-lo na linguagem, nos gestos, no lúdico, nas vestimentas, na literatura, na medicina. Seu campo é muito vasto. E é a partir dessa amplitude que o professor deve apropriar-se do folclore e levá-lo para a sua sala de aula.
Considerando esses conceitos, abordaremos de forma mais específica as cantigas de roda, pois brincadeiras cantadas são atividades que rememoram o mágico universo da infância no íntimo de todos nós. Essas atividades lúdicas são caracterizadas pela formação em círculo, na qual as crianças geralmente dão as mãos, deslocando-se para uma ou outra direção; simultaneamente, cantam uma música que pode conduzir a uma ação coreográfica.
A brincadeira folclórica e outra forma de mostra o conteúdo de uma série de valores que, através do tempo, foram sendo selecionados de forma natural por diversas gerações, guardando relações de ajustamento à época e ao meio. O aprendizado das brincadeiras pela criança propicia a liberação de energia, a expansão da criatividade, fortalece a sociabilidade e estimula a liberdade. As diversas etnias fazem com que o nosso folclore seja rico em relação aos outros países; a miscigenação trouxe às raízes do Brasil uma beleza peculiar e muito valorizada pelo mundo. Cada região brasileira possui características próprias e se difere, com suas lendas, costumes, superstições e músicas. A região nordeste é uma dos mais ricas, com os bumba-meu-boi do pastoril, da nau catarineta e do fandango; a ciranda; o frevo; o maracatu; o tambor de crioula e a dança do quilombo; artesanato de rendas; bordados; a cerâmica; a literatura de cordel; o teatro de mamulengos Na região sudeste há as congadas; o artesanato do vale de Jequitinhonha, em Minas Gerais; e festas de Iemanjá, músicas caipiras, festa ao Divino Espírito Santo, Domingo de Ramos e de Nossa Senhora dos Navegantes. A região
...