TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Harecrisnna

Artigo: Harecrisnna. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Artigo  •  4.325 Palavras (18 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 18

“Hare Krishna” é uma abreviação do famoso maha-mantra: Hare Krishna,Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare / Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare. Esse antiquíssimo mantra, encontrado nosUpanishads, é uma invocação direta a Deus, em amor e devoção. Hare é uma invocação ao aspecto feminino de Deus (Deus Mãe). Krishna é um nome de Deus que significa “o todo atraente”. E Rama é um outro nome de Deus que significa “a fonte do prazer”. Esse mantra, então, é um chamado a Deus em Seu aspecto masculino e feminino, todo-atraente, a fonte de todo prazer - ou seja, Deus reconhecido como tudo de bom, tudo que possa ser desejado, a pessoa mais amorosa e amável.

“Hare Krishna” também virou sinônimo de quem pratica auto-realização entoando esse mantra. Os primeiros a fazerem isso no ocidente foram os membros da ISKCON - Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna, que foi fundada pelo grande santo do Século XX, Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada em 1966, na cidade de Nova Iorque. Com o sucesso da ISKCON, porém, outras instituições com filosofias e práticas quase idênticas se estabeleceram ao redor do mundo. Hoje, ser um “Hare Krishna” pode simplesmente denotar alguém que pratica a auto-realização em yoga (ou consciência de Krishna) nos moldes do que foi ensinado por Swami Prabhupada, que por sua vez estava transplantando para o ocidente os ensinamentos do Avatara Dourado, Sri Chaitanya Mahaprabhu, cujo aparecimento ocorreu em 1486.

Não se deve confundir “Hare Krishna” com alguns aspectos externos exibidos por monges da tradição: cabeça raspada e roupas açafroadas. Nem tampouco deve-se achar que ser “Hare Krishna” implica em largar tudo e sair cantando na rua! Hoje, 99% dos “Hare Krishnas” são pessoas de aparência normal, com seus empregos, negócios, estudos, família, etc.

A Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna, ou simplesmenteISKCON (International Society for Krishna Consciousness) é uma associaçãoreligiosa, filosófica e cultural derivada do Hinduísmo vaishnava.

Fundada em 1966 na cidade de Nova Iorque pelo pensador indiano A. C.Bhaktivedanta Swami Prabhupada (Srila Prabhupada), é conhecida popularmente como Movimento Hare Krishna e atualmente possui mais de 350 centros culturais, 60 comunidades alternativas, 50 escolas e 60 restaurantes no mundo todo.

A partir da década de 1970, sob a liderança de Hridayananda Goswami, o Movimento Hare Krishna chegou ao Brasil, onde estabeleceu diversos templos e comunidades nos anos que se seguiram.

O fundador[editar | editar código-fonte]

Bhaktivedanta Swami Prabhupada.

Ver artigo principal: Bhaktivedanta Swami Prabhupada

Abhay Charanaravinda Bhaktivedanta Swami Prabhupada (ou Srila Prabhupada) nasceu em 1896 em Calcutá, Índia. Seus pais pertenciam à classe média alta, e ele teve a oportunidade de estudar em escolas altamente conceituadas, além de ser criado com base nos princípios védicos tradicionais.

Na juventude, trabalhou como químico e teve uma proeminente indústria de produtos farmacêuticos. Casou-se e teve algum envolvimento com o movimento de Mahatma Gandhi.[carece de fontes]

Em 1922, conheceu Bhaktisiddhanta Sarasvati, líder religioso e fundador de 64 Gaudiya Mathas (institutos védicos). Srila Prabhupada tornou-se seu admirador e, em 1933, seu discípulo formalmente iniciado.

Logo no seu primeiro encontro, Bhaktisiddhanta Sarasvati pediu a Srila Prabhupada para difundir o conhecimento védico em todos os países de língua inglesa. Nos anos que se seguiram, Srila Prabhupada escreveu um comentário sobre o Bhagavad-gita, ajudou a Gaudiya Matha e, em 1944, fundou a revista quinzenal em inglês Back to Godhead (Volta ao Supremo). Sozinho, Srila Prabhupada editava, datilografava os manuscritos, checava as provas e distribuía pessoalmente cada cópia. Seus discípulos continuam publicando a revista no Ocidente até hoje.

Em 1950, Srila Prabhupada retirou-se da vida familiar, adotando a ordem devanaprastha (vida retirada) para devotar mais tempo a escrever e estudar. Passou muitos anos residindo no templo histórico de Radha-Damodara, em Vrindavan. Em 1959 aceitou a ordem renunciada de vida (sannyasa). No templo de Radha-Damodara ele começou a trabalhar naquilo que seria a obra-prima de sua vida: uma tradução comentada em vários volumes dos 18000 versos do Shrimad-Bhagavatam (Bhagavata Purana). Nesse mesmo período também escreveu Fácil Viagem a Outros Planetas.

Depois de publicar três volumes do Bhagavatam, Srila Prabhupada viajou para os Estados Unidos, em setembro de 1965, para cumprir a missão delegada por seu mestre espiritual. Trazia consigo nada mais do que uma muda de roupa, alguns livros e sete dólares. Durante a viagem, a bordo do navio cargueiro Jaladhuta, sofreu três ataques cardíacos.[carece de fontes]

Nos primeiros anos em Nova York, Prabhupada viveu como hóspede de imigrantes indianos, intelectuais, místicos e hippies. Só conseguiu fundar a ISKCON após quase um ano de grandes dificuldades e privações.

Antes de sua morte em 14 de novembro de 1977, Prabhupada viu seu Movimento crescer, iniciou milhares de discípulos, escreveu obras que são usadas em universidades do mundo inteiro e já foram traduzidas para mais de 50 idiomas, deu a volta ao mundo quatorze vezes para ministrar conferências, e, sozinho, tornou "Hare Krishna" uma expressão familiar.[carece de fontes]

Os propósitos da ISKCON[editar | editar código-fonte]

Ao fundar a ISKCON, Srila Prabhupada elaborou sete propósitos para a união no espírito de devoção, cultivando a pura consciência a serviço amoroso de Deus. São eles:

1. Propagar sistematicamente o conhecimento espiritual entre a sociedade em geral e educar todas as pessoas nas técnicas da vida espiritual a fim de sustar o desequilíbrio de valores na vida e alcançar a verdadeira unidade e paz mundiais;

2. Propagar a consciência de Krishna, como é revelada no Bhagavad-gita e no Srimad Bhagavatam;

3. Unir os membros da Sociedade uns com os outros e torná-los mais próximos de Krishna, a entidade primordial, de modo a desenvolver a idéia, entre os membros e a humanidade em geral, de que cada alma é parte integrante da qualidade de Deus;

4. Ensinar e encorajar o movimento de sankirtana, canto congregacional dos santos nomes de Deus, conforme é revelado nos ensinamentos do Senhor Sri Caitanya Mahaprabhu;

5. Erigir, para os membros e para a sociedade em geral, um lugar sagrado de passatempos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com