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Hebreus

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Por:   •  16/8/2013  •  Tese  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  755 Visualizações

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Os Destinatários

• O Título “aos Hebreu” se dá pelo teor da carta ou epístola;

Epístola ou carta?

1. Carta: composição não - literária designada para um grupo específico e particular, sem intenção nenhuma de publicação;

2. Epístola: Obra artística de literatura cuidadosamente elaborada em forma como também em conteúdo com o fim de apresentar algo literariamente digno de ampla distribuição.

Se não fosse pelo cap. 13 e pelas referências ocasionais, nem suspeitaríamos que hebreus fosse uma carta.

Parece mais um sermão escrito com a intenção de ampla distribuição pois a retórica é mais a de oratória de púlpito do que a de uma composição em prosa, e o autor se apresenta mais como orador do que como autor

• Em Gn. 14: 13 “o hebreu” é oriunda da palavra grega perates, que significa “peregrino”. Então a epístola pode ter sido escrita ao “povo peregrino de Deus” e não aos “judeus cristãos”

• Poderiam ser judeus ou gentios cujo problema não era retornar ao judaísmo, mas desviar-se do Deus vivo – Hb. 2: 1 e 3: 12;

• Aos cristãos judaicos influenciados por um tipo de gnosticismo (que ensinava que a matéria era má, que havia emanações da realidade definitiva – os anjos – e os mais inferiores dentre eles produziriam e controlavam o universo material)

• Aos sacerdotes de Cunrã: pois poderiam ter algumas crenças anteriores a conversão como: (1) na crença em dois messias, um sacerdote e outro rei; (2) na necessidade de uma descontinuação temporária dos sacrifícios, mas também na restauração futura deles quando a guerra escatológica levasse ao trunfo dos eleitos de Deus; (3) na importância dos anjos.

Em relação ao autor:

• O autor indica que está esperançoso de rever os seus leitores – Hb. 13; 19;

• Nomeia certo, Timóteo – Hb. 13: 23;

• Envia saudações a Itália – Hb. 13: 24;

Hipóteses sobre os destinatários, onde o autor sabe algo sobre a história e situação:

• Foram abusados pela sua fé – Hb. 10: 33-34;

• Tem informação sobre a generosidade de seus leitores – Hb. 6: 10;

A carta era para um grupo específico – Hb. 05: 12 e 10: 25

O AT, usado com tanta freqüência em hebreus, sempre é a tradução grega, Septuaginta (LXX) , ou seja, em nenhum lugar o autor cita o texto hebraico nem mostra conhecimento algum dele.

• Expressões como “arrependimento de atos que conduzem à morte, da fé em Deus” (6: 1) e “purificara a nossa consciência de atos que levam a morte, para que sirvamos ao Deus vivo! (9: 14), certamente parecem indicar que não eram totalmente judaicos, pois apesar de suas muitas deficiências o judeu de fato servia a Deus e tinha fé no Deus vivo.

II

A grande

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