Hfiuy Ftuftuf
Trabalho Universitário: Hfiuy Ftuftuf. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: asamarasantos • 16/4/2014 • 279 Palavras (2 Páginas) • 241 Visualizações
Em caso de obscuridade, omissão ou contradição na sentença, o recurso cabível são os Embargos Declaratórios, já o Recurso de Apelação é cabível quando a parte pretende a revisão completa da sentença por uma instância superior. Após apresentado o recurso e publicado no Diário Oficial, a parte recorrida deverá apresentar contrarrazões, que é uma resposta ao recurso. Dada a sentença em segunda instância, os autos retornam à vara de origem para execução da sentença. A parte vencedora, desejando a satisfação da prestação correspondente ao direito proclamado na sentença, invoca a tutela jurisdicional executória, que se realiza através do processo de execução.
5) Principais problemas da prestação jurisdicional, e qual o papel dos advogados, magistrados, promotores e serventuários nesse contexto. Procurar respostas para estas questões:
O principal problema na que pode ser encontrado na prestação jurisdicional é a morosidade processual. Um processo “simples” que poderia ser resolvido rapidamente permanece por anos nos arquivos do judiciário. Hoje em dia o acesso à justiça é mais fácil, o que leva mais pessoas a buscarem seus direitos, trazendo uma demanda demasiadamente grande para uma quantidade insuficiente de serventuários e juízes disponíveis.
a) Como os advogados veem os juízes, serventuários e promotores?
Juízes, serventuários e promotores são auxiliares da justiça, essenciais para que haja o exercício da jurisdição. O advogado não pode fazer justiça sozinho, pois faz parte de um sistema onde os elementos, se individualizados, não produzem eficácia.
b) Como os juízes veem os serventuários, promotores e advogados?
Isso varia de Juiz para Juiz, afinal são seres humanos e possuem personalidades diferentes. Alguns juízes acham que são reis e veem todos os que são hierarquicamente inferiores como seus súditos, não aceitando ser contrariados, pois acreditam possuir todo o conhecimento. Por outro lado,
...