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Jesus

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Por:   •  8/1/2014  •  Tese  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  219 Visualizações

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1- Jesus é o Filho de Deus. João 1:1-14.

Verbo: Jesus é o logos Ap 19:13, isto é a palavra, que é mais do que expressão falada: é Deus em ação, criando Gn 1:3, se revelando Jo 10:30, e salvando Sl 107:19, I Jo 1:1-2.

Sem dúvida alguma “O Verbo” expresso no evangelho de João é a manifestação de Deus Jo 1:14 se referia a Jesus, é por isso que esse evangelho começa com a ideia de que Jesus o verbo é a maior manifestação de Deus ao homem, e que o mesmo já existia quando o universo material foi criado.

O verbo, o próprio Jesus é alguém que tem intima comunhão com o pai I Jo 1:2.

Antes da criação, o verbo já existia (Jo 1:1), o tempo verbal aqui aponta para a sua existência eterna, a criação teve um início ela não é eterna. Deus pai criou o mundo Gn 1:1, por meio do filho (Cl 1:16, Hb 1:2) Jesus não foi parte da criação, todas as coisas forma criadas por ele, ele é o Deus criador.

Outro ponto interessante a vida não foi criada, ela já existia em Jesus Cristo.

Jo 5:26, Jo 6:57, Jo 10:10, Jo 11:25, Jo 14:6, Jo 17:3, Jo 20:31.

A vida de Jesus Cristo também é a luz dos homens, essa figura de linguagem nos traz o conceito de revelação. Cristo revela tanto ao homem, a Deus como o pecado Sl 36:9.

A luz resplandece nas trevas, Jesus veio a este mundo para trazer a luz espiritual (Is 9:2), o verbo “compreender” pode ser traduzido por 1- tomar posse, 2- dominar ou 3- entender; sendo assim as trevas não venceram a luz, embora não a entendessem não conseguiriam vencer. Apesar do homem em trevas espirituais (no pecado sem conhecer a Jesus). Não entender a luz nem a receber Jesus é a vida e a luz, é aqueles que o aceitem tornem-se filhos da luz (Jo 12:35-36), quando os cristãos recebem a luz eles passam a fazer parte de uma nova criação II Co 4:3-6.

Jesus se tronou homem para revelar a verdade a todas as pessoas, ele revela ao homem quem é o criador, e a criação revela na terra que há um criador no céu (Rm 1:20).

O pecado do mundo revelado no versículo 10 e 1; onde o mundo em vez de aceitar o Messias de braços abertos, o mundo virou as costas para ele conforme a profecia messiânica descrita em Is 53:3 e Sl 2:2.

O filho de Deus que existia desde a eternidade (Fp 2:5-9), por um tempo abriu mão de seu estado eterno e imortal e de sua condição divina, e fez-se homem. Ele se tornou um ser humano limitado pelo tempo e espaço, sujeito à dor e à morte.

Jesus cristo se identificou como homem. Mas ele não tinha pecado, pois o pecado não fazia parte da natureza humana antes da queda. Sendo assim João usou a palavra “carne” neste versículo para aludir à natureza humana, e não sua propensão para o pecado (Rm 8:1-11).

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