Jesus
Relatório de pesquisa: Jesus. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joaozim • 17/11/2014 • Relatório de pesquisa • 10.259 Palavras (42 Páginas) • 268 Visualizações
Jesus
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Jesus (desambiguação).
Jesus
ישוע, Iesous
O mais antigo painel iconográfico do Cristo Pantocrator.
Século VI. Mosteiro de Santa Catarina, Egito.
Nome completo Jesus de Nazaré
Nascimento 7-2 a.C.nota 1
Judeia, Império Romano5
Morte 30-33 d.C.nota 2
Judeia, Império Romano
Progenitores Mãe: Maria
Pai: Josénota 3
Ocupação Carpinteiro, profeta itinerante e rabino
Causa da morte Crucificaçãonota 4
Jesus (em hebraico: ישוע/ יֵשׁוּעַ; transl.: Yeshua; em grego: Ἰησοῦς, Iesous), também chamado Jesus de Nazaré, que nasceu entre 7–2 a.C e morreu por volta de 30–33 d.C., é a figura central do cristianismo e aquele que os ensinamentos de maior parte das denominações cristãs, além dos judeus messiânicos, consideram ser o Filho de Deus. O cristianismo e o judaísmo messiânico consideram Jesus como o Messias aguardado no Antigo Testamento e referem-se a ele como Jesus Cristo (Yeshua Ha'Maschiach), um nome também usado fora do contexto cristão.
Praticamente todos os académicos contemporâneos concordam que Jesus existiu realmente,nota 5 embora não haja consenso sobre a confiabilidade histórica dos evangelhos e de quão perto o Jesus bíblico está do Jesus histórico.17 A maior parte dos académicos concorda que Jesus foi um pregador judeu da Galileia, foi batizado por João Batista e crucificado por ordem do governador romano Pôncio Pilatos.18 Os académicos construíram vários perfis do Jesus histórico, que geralmente o retratam em um ou mais dos seguintes papéis: o líder de um movimento apocalíptico, o Messias, um curandeiro carismático, um sábio e filósofo, ou um reformista igualitário.19 A investigação tem vindo a comparar os testemunhos do Novo Testamento com os registos históricos fora do contexto cristão de modo a determinar a cronologia da vida de Jesus.
Algumas linhas cristãs acreditam que Jesus foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu de uma virgem, praticou milagres, fundou a Igreja, morreu crucificado como forma de expiação, ressuscitou dos mortos e ascendeu ao Paraíso, do qual regressará.20 A grande maioria dos cristãos venera Jesus como a encarnação de Deus, o Filho, a segunda das três pessoas na Santíssima Trindade. Alguns grupos cristãos rejeitam a Trindade, no todo ou em parte.
No contexto islâmico, Jesus (transliterado como Isa) é considerado um dos mais importantes profetas de Deus e o Messias.21 Para os muçulmanos, Jesus foi aquele que trouxe as escrituras e é filho de uma virgem, mas não é divino, nem foi vítima de crucificação. O judaísmo rejeita a crença de que Jesus seja o Messias aguardado, argumentando que não corresponde às profecias messiânicas do Tanach.
Índice
1 Etimologia
2 Cronologia
3 Vida e ensinamentos no Novo Testamento
3.1 Descrição nos evangelhos canónicos
3.2 Genealogia e Natividade
3.3 Infância
3.4 Batismo e Tentação
3.5 Ministério público
3.6 Ensinamentos, sermões e milagres
3.7 Proclamação de Cristo e Transfiguração
3.8 Última semana: traição, prisão, julgamento e morte
3.8.1 Entrada final em Jerusalém
3.8.2 Última Ceia
3.8.3 Agonia no jardim, traição e prisão
3.8.4 Julgamentos pelo Sinédrio, Herodes e Pilatos
3.8.5 Crucificação e deposição
3.9 Ressurreição e ascensão
4 Perspetiva histórica
4.1 Existência
4.2 Historicidade dos eventos
4.3 Retratos de Jesus
4.4 Língua, etnia e aparência
4.5 Arqueologia
5 Perspetivas religiosas
5.1 Perspetivas cristãs
5.2 Perspetivas judaicas
5.3 Perspetiva islâmica
5.4 Outras perspetivas
6 Relíquias associadas a Jesus
7 Representação na arte
8 Ver também
9 Notas
10 Referências
11 Bibliografia
12 Ligações externas
Etimologia
Ver também: Santo Nome de Jesus e Yeshua
Um judeu contemporâneo de Jesus possuía um único nome, por vezes complementado com o nome do pai ou cidade de origem.22 Ao longo do Novo Testamento, Jesus é denominado "Jesus de Nazaré" (Mateus 26:71), "Filho de José" (Lucas 4:22) ou "Jesus, filho de José de Nazaré" (João 1:45). No entanto, em Marcos 6:3, em vez de ser chamado "filho de José", é referido como "o filho de Maria e irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão". O nome "Jesus", comum em várias línguas modernas, deriva do latim "Iesus", uma transliteração do grego Ἰησοῦς (Iesous).23 A forma grega é uma tradução do aramaico ישוע (Yeshua), o qual deriva do hebraico יהושע (Yehoshua).24 25 Aparentemente, o nome Yeshua
...