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Judaismo

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Por:   •  19/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.750 Palavras (19 Páginas)  •  234 Visualizações

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APARECIDO ALVES JUNIOR – RA 004201401283

BÁRBARA BEATRIZ PENIDO FRANCISCO – RA 0042014001511

DAIANE CRISTINA DA SILVA – RA 004201401002

GIOVANNA MORAES MARTINS -– RA 004201400170

ISABELA CRISTINA TONUSSI – RA 004201400286

JEMERSON COSTA DA SILVA -– RA 004201401353

PSICOLOGIA – 2º SEMESTRE

“JUDAÍSMO”

CAMPINAS– SP

2014

APARECIDO ALVES JUNIOR – RA 004201401283

BÁRBARA BEATRIZ PENIDO FRANCISCO – RA 0042014001511

DAIANE CRISTINA DA SILVA – RA 004201401002

GIOVANNA MORAES MARTINS -– RA 004201400170

ISABELA CRISTINA TONUSSI – RA 004201400286

JEMERSON COSTA DA SILVA -– RA 004201401353

PSICOLOGIA – 2º SEMESTRE

“JUDAÍSMO”

Trabalho apresentado para a disciplina “Estudo do Homem Contemporâneo” do Curso de Psicologia da USF - Universidade São Francisco, do Campus Campinas – Unidade Swift - sob orientação do Prof. Esp. Cláudio Maurício Zorzan como exigência parcial de média bimestral.

CAMPINAS – SP

2014

De acordo com as escrituras sagradas, por volta de 1700 AC, Abraão recebeu um sinal de Deus para abandonar o politeísmo e mudar-se para Canaã (atual Israel). Isaque, filho de Abraão, teve um filho chamado Jacó. Este lutou, num certo dia, com um anjo de Deus e teve seu nome mudado para Israel. Os doze filhos de Jacó deram origem às doze tribos que formavam o povo hebreu. Por volta de 1600 AEC, o povo hebreu migra para o Egito, porém são escravizados pelos faraós por aproximadamente 400 anos. A libertação do povo judeu ocorre por volta de 1300 AEC.

A fuga do Egito foi comandada por Moisés, por volta de 1300 AC, que recebe as tábuas dos Dez Mandamentos no monte Sinai. Durante 40 anos ficam peregrinando pelo deserto, até receber um sinal de Deus para conquistarem a terra prometida, Canaã.

Jerusalém é transformada no centro religioso pelo rei Davi. Após o reinado de Salomão, filho de Davi, as tribos dividem-se em dois reinos: Reino de Israel e Reino de Judá. Neste momento de separação, aparece a crença da vinda de um messias que iria unir o povo de Israel e restaurar o poder de Deus sobre o mundo.

Segundo os judeus, existe somente um Deus, todo-poderoso que criou o universo e tudo o que nele há. Os judeus acreditam que Deus tenha uma relação especial com o seu povo, consolidada no pacto que fez com Moisés no Monte Sinai.

A palavra “Torá” refere-se, originalmente, a uma instrução particular transmitida ao povo por um porta-voz de Deus, como um profeta ou sacerdote. É muitas vezes traduzida como “Lei”. Seus ensinamentos consistem na essência da primeira divisão da Bíblia, compreendendo os livros Gênese, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. A palavra “Torá” também serve para designar essa unidade, também conhecida como Pentateuco (da expressão grega para cinco pergaminhos), ou “os cinco livros de Moisés”, pois acredita-se que esses escritos tenham sido feitos por Moisés. Existem alusões à Torá nos últimos livros da Bíblia; os rabinos aceitavam-na como verdadeira.

O livro do Gênese começa com um relato da criação do mundo, do princípio da vida e da civilização humana. Seguem as narrativas dos patriarcas. São histórias humanas, de proporções épicas e profundas introspecções. Possuem um significado supra-histórico devido ao tema da Aliança de Deus com Abraão e seus descendentes.

O livro do Êxodo descreve rapidamente a escravização dos descendentes de Jacó no Egito até sua libertação sob o comando de Moisés. Também fala sobre a manifestação de Deus no Monte Sinai, onde a Aliança é reafirmada, restabelecida e todo povo se compromete a obedecer às suas leis. Desse ponto em diante, por todo o restante do Pentateuco, a narração se torna mais dispersa e a legislação toma o seu lugar.

O livro do Deuteronômio recapitula as leis, em menor escala, as narrativas dos livros precedentes, na estrutura dos discursos de Moisés, terminando com a sua morte.

O Talmud é um livro Sagrado dos judeus, um registro das discussões rabínicas que pertencem à lei, ética, costumes e história do judaísmo.

Sinagoga é o local de culto da religião judaica, possui como o seu objeto central a Arca da Torá. O serviço religioso da sinagoga, quando se forma um quórum, é feito todos os dias, sendo que alguns envolvem leituras da Torá, cujos rolos são retirados da Arca e transportados até o púlpito (Tebá).

No judaísmo Rabino é um título usado para distinguir aquele que ensina, aquele que tem a autoridade dos doutores da Torá ou aquele apontado pelos líderes religiosos da comunidade. Hoje os rabinos são os responsáveis pelo ensino e aplicação dos ensinamentos do judaísmo. Ao contrário de outras

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