Medotologia
Projeto de pesquisa: Medotologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carlossoares2 • 3/9/2014 • Projeto de pesquisa • 1.094 Palavras (5 Páginas) • 217 Visualizações
INSTITUTO TEOLOGICO QUADRANGULAR
CURSO LIVRE EM TEOLOGIA
TURMA 1° ANO INTENSIVO
O CESSAR DA CHUVA
Alunos:
CARLOS ALBERTO ABREU SOARES
HELIOMAR SANTIAGO BATISTA
ANDREIA CRISTINA CARDOSO
BELÉM-PARÁ
2014
O CESSAR DA CHUVA
CARLOS ALBERTO ABREU SOARES
HELIOMAR SANTIAGO BATISTA
ANDREIA CRISTINA CARDOSO
ORIENTADORA: Prof.ª ANDREIA MONTEIRO
BELÉM-PARÁ
2014
Introdução
Depois do reinado de Davi, e de Salomão, que foi o sucessor de seu pai no trono, Israel passa por um grande período de reis, reis os quais conduziram o povo a vários erros contra o Senhor.
Deus manda seu servo Elias profetizar sobre aquele povo. Em meio à crise moral, social e espiritual, Deus pôde contar com a coragem e a determinação de Elias, para ser seu porta-voz.
O rei Salomão, em sua oração pediu a Deus que abençoasse o Templo, o lugar que Deus tinha escolhido para nele ser adorado.
Salomão faz sete petições, nas quais pede que Deus ouça as orações do seu povo e também as orações dos estrangeiros.
“Volve-te, pois, para a oração de teu servo, e para a sua súplica, ó Senhor meu Deus, para ouvires o clamor e a oração que o teu servo hoje faz diante de ti.
Para que os teus olhos noite e dia estejam abertos sobre esta casa, sobre este lugar, do qual disseste: O meu nome estará ali; para ouvires a oração que o teu servo fizer neste lugar.
Ouve, pois, a súplica do teu servo, e do teu povo Israel, quando orarem neste lugar; também ouve tu no lugar da tua habitação nos céus; ouve também, e perdoa”.
(1 Reis 8:28-30)
E sobre essas palavras Salomão também fala a Deus.
“Quando os céus se fechar, e não houver chuva, por terem pecado contra ti, e orarem neste lugar, e confessarem o teu nome, e se converterem dos seus pecados, havendo-os tu afligido.
Ouve tu então nos céus, e perdoa o pecado de teus servos e do teu povo Israel, ensinando-lhes o bom caminho em que andem, e dá chuva na tua terra que deste ao teu povo em herança”. (1 Reis 8:35-36)
Assim como Deus tinha feito uma aliança com Davi, de que em todo tempo sempre haveria um descendente seu no trono, Salomão agora se põem diante de Deus e faz uma aliança de que, se o povo de Israel viesse a pecar contra o Senhor, que os céus se fechariam para não haver chuva até que o povo se arrependesse dos seus pecados.
A construção do templo dura em cerca de 20 anos a bíblia relata em (1 Reis. 11:9,10) que Salomão se afasta de Deus por desobedecer adorando outros deuses.
Deus prometeu a Salomão que o reino seria dividido somente depois de sua morte, e que seu filho ficaria com uma tribo (1 Reis. 11:12).
Com quarenta anos de idades Roboão, filho de Salomão se torna rei de Israel, mas tratava o povo muito mal, que o povo se revoltou contra seu reinado, Roboão então fica liderando apenas o povo que morava no território de Judá.
Israel nesse intervalo fica sabendo que Jerobão havia voltado do Egito se reúnem com ele e o fizeram Rei de Israel para se cumprir uma promessa de Deus feita a ele (1 Reis. 11: 26,46).
Jerobão também afastou-se de Deus.
“E foram os dias que Jeroboão reinou vinte e dois anos; e dormiu com seus pais; e Nadabe, seu filho, reinou em seu lugar”. (1 Reis 14:20)
Nadabe filho de Jerobão, continuou com as práticas de pecados como o seu pai Jerobão havia feito diante de Deus e com isso Nadabe reinou apenas dois anos Israel.
Baasa mata Nadabe e toda a família de Jerobão e se torna rei de Israel, depois de Baasa veio seu filho Elá e reinou Israel, não diferentemente
...