NSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR – ITQ
Por: Loylinda • 20/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.300 Palavras (6 Páginas) • 3.925 Visualizações
TÍTULO: BIBLIOLOGIA
AUTOR: ANDRÉ DOS SANTOS SILVA
CURSO: INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR – ITQ
RESUMO
O livro texto de Bibliologia foi elaborado através de uma abordagem histórica, bíblica e teológica, numa linguagem dialógica clara, para que o estudo seja introduzido com segurança e facilidade. Através da observação do desenvolvimento serão respondidas questões como: A bíblia realmente é a Palavra de Deus? Como se originou a Bíblia? Como ela chegou até nós?
PALAVRAS - CHAVES: BIBLIOLOGIA, SAGRADAS ESCRITURAS, REVELAÇÃO, INSPIRAÇÃO, CÂNON.
1- INTRODUÇÃO
Bibliologia é o termo teológico que indica o estudo das Sagradas Escrituras. Esse estudo se refere à doutrina das Escrituras e ao estudo da História da Bíblia como livro, desde a sua origem, composição, estrutura, processo de escrita, até chegar os dias atuais. A bíblia é a mensagem de Deus aos homens, Deus se revela como pessoa, nos dá a conhecer o seu caráter e a sua personalidade.
A NECESSIDADE DAS ESCRITURAS
Antes da queda do homem, as condições de comunicação e de relacionamento com Deus eram diferentes das condições atuais. A Escritura Sagrada foi enviada por Deus para a comunhão e para restauração do relacionamento favorável com Deus, os quais foram perdidos na queda. A razão de Deus ter-nos dado a Escritura é que, sendo os seres humanos finitos e Deus infinito, não poderíamos conhecê-lo, nem ter comunhão com ele, a menos que ele se revelasse a nós.
REVELAÇÃO DAS ESCRITURAS
A definição teológica de revelação está baseada nos vocábulos (palavras e termos) originais da Sagrada Escritura. A palavra hebraica para “revelar” é gãlãh. A palavra grega usual para “revelar” é apokalyptõ. Estas duas palavras expressam a ideia de desvelar o que está encoberto. De acordo com o significado destas palavras originais, Revelação é a automanifestação de Deus, é a comunicação que ele faz de si mesmo a todas as pessoas em todos os tempos e lugares com o propósito de entrar em relacionamento redentor com elas.
E os meios, modos ou modalidades concretas pelos quais Deus se revela são:
• Os eventos históricos – desde a origem da raça humana até a história de Israel;
• O próprio discurso Divino através dos registros enunciados onde Ele mesmo fala;
• A encarnação de seu Filho Jesus – Nele, Deus vivia entre os homens e manifestava as suas qualidades, atributos e emoções.
A bíblia é o resultado da revelação, ou seja, o revelado, por isto ela pode ser chamada de revelação.
Nenhum homem é despido de religiosidade, ele responde de alguma forma à Revelação Geral ao seu redor, o apóstolo Paulo fala que uma pessoa pode não ter acesso à Revelação Especial, mas, com certeza, responde à Revelação Geral através das coisas criadas e que trazem a Lei de Deus gravada em seus corações, o que é demonstrado através da consciência.
A CAUSA DA REVELAÇÃO E DA INSPIRAÇÃO DA ESCRITURA
A Bíblia declara que Deus é amor, e o amor se comunicas. Apesar de sua natureza espiritual e transcendente, Deus nunca se afastou das suas criaturas, antes, sempre proveu um meio para comunicar-se com elas e também resolver o problema do pecado e os conflitos decorrentes. Deus não quis simplesmente apresentar a sua Lei, mas, acima de tudo, quis apresentar os princípios que conduzem a vida, a própria vida que ele planejou na criação de todas as coisas.
E a revelação tem necessidade da Inspiração, e este processo contém quatro elementos específicos, sem os quais não teríamos a Sagrada Escritura:
• Deus como causa;
• A ação do Espírito Santo;
• O homem como instrumento;
• A autoridade escrita.
Portanto a diferença entre revelação e inspiração é que a revelação é o ato de Deus comunicar e inspiração é a maneira como a revelação foi registrada.
O DEPOIMENTO DA INFALIBILIDADE
O fundamento da doutrina da infalibilidade vem da própria Escritura, Ela afirma ser inspirada por Deus. Muito da incerteza e incredulidade a respeito da Bíblia partiu dos chamados cientistas. A Bíblia não é um manual cientifico, mas jamais foi provado que contenha qualquer fato cientifico falso. O termo ciência significa apenas conhecimento.
Ao enfrentar tais opiniões erradas e defeituosas, a igreja se viu obrigada a estabelecer credos do cristianismo para proteger a verdadeira doutrina. O credo é uma declaração doutrinária importante e necessária para a vida da igreja e para impedir a introdução de heresias. Portanto é necessário afirmar que:
1. A inspiração das Escrituras é Divina e não apenas humana;
2. A inspiração das Escrituras é única e não comum;
3. A inspiração das Escrituras é viva e não mecânica;
4. A inspiração das Escrituras é completa e não somente parcial;
5. A inspiração das Escrituras é verbal e não apenas de conceitos.
A SACRALIDADE DA ESCRITURA – O CÂNON
“Cânon” pode ser definido como: Os livros das Sagradas Escrituras aceitos pela Igreja Cristã que contém a regra autoritária da fé e da prática. A canonicidade de qualquer livro na bíblia é o direito que aquele livro tem a um lugar no Cânon Sagrado, porque o conteúdo do livro alcançou o padrão canônico.
OS LIVROS APÓCRIFOS
A palavra apócrifo é um termo usado com três sentidos: “ocultos”, “escondido”; Livros sobre
...