TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano De Deus Para Nossas Vidas

Casos: O Plano De Deus Para Nossas Vidas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2014  •  1.923 Palavras (8 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 8

Casamento - O Plano de Deus pra nossas vidas

(Gênesis 2.18) – “[E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.]”; logo, se não é bom, conclui-se que é mau. Se Deus disse ‘é mau que o homem esteja só’, então não devemos duvidar, pois foi Deus quem disse.

Alguns argumentos bíblicos que pessoas usariam para contrariar os planos de Deus:

• (I Corintios 7.8) – “[Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu.]”

Desculpa: ‘O apostolo Paulo disse que os solteiros e viúvos deveriam ficar como ele, ou seja, solteiro.’

• (I Corintios 7:27b)- “[Estás livre de mulher? não busques mulher.]”

Desculpa: ‘Paulo disse pra quem não tem mulher, que não procure, ou seja que não case.’

Explicações:

No 1º argumento, o apostolo diz que é melhor que os solteiros fiquem como ele, ou seja solteiro, é importante lembrar que Paulo foi um grande missionário, estava sempre viajando falando do amor de Cristo e por amor a Ele, ou estava preso, também por amor a Ele, e portanto concluímos que não teria tempo para constituir família e dedicar-se a ela. Também não é possível deixar de lado o versículo que vem logo em seguida:

(I Corintios 7.9)- “[Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se.]”

E sabemos que o homem é cheio de desejos e (que como o próprio Jesus disse)

(Marcos 14.38c)- “[...a carne é fraca.]”

Já no 2º, Paulo diz pra quem for solteiro que não procure casamento, o autor pode dar razões especificas e validas pelas quais um cristão poderia decidir-se a ficar solteiro:

“[(I Corintios 7.29-35) - Isto, porém, vos digo, irmãos, que o tempo se abrevia; o que resta é que também os que têm mulheres sejam como se não as tivessem; (30) - E os que choram, como se não chorassem; e os que folgam, como se não folgassem; e os que compram, como se não possuíssem; (31) - E os que usam deste mundo, como se dele não abusassem, porque a aparência deste mundo passa. (32) - E bem quisera eu que estivésseis sem cuidado. O solteiro cuida das coisas do SENHOR, em como há de agradar ao Senhor; (33) - Mas o que é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar à mulher. (34) - Há diferença entre a mulher casada e a virgem. A solteira cuida das coisas do Senhor para ser santa, tanto no corpo como no espírito; porém, a casada cuida das coisas do mundo, em como há de agradar ao marido. (35) - E digo isto para proveito vosso; não para vos enlaçar, mas para o que é decente e conveniente, para vos unirdes ao Senhor sem distração alguma.]”

Mas em contextos diferentes, Paulo fala do casamento somente em termos positivos:

(Efésios 5:22-33) – “[Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao SENHOR; (23) - Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. (24) - De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. (25) - Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, (26) - Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, (27) - Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. (28) - Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. (29) - Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; (30) - Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos. (31) - Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne. (32) - Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja. (33) - Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.]”;

(I Timóteo 3:2) – “[Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar...]”

E condena aqueles que proíbem o casamento:

(I Timóteo 4:1a e 3a) – “[MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé,... (3a) – Proibindo o casamento...]”

Alguns textos belíssimos a respeito do homem e da mulher:

(Gênesis 2:21-23)- “[Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; (22) - E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. (23) - E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.]”

Gn 2. 23  O 1º poema do homem, sua única frase registrada antes da queda, celebra a companhia de sua esposa.

(Marcos 10:6-9) - "[Porém, desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher.(7) - Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, (8) - E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne.(9) - Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.]"

Mc 10. 6  Como de costume, Jesus não argumenta com base na ‘tradição’ (7. 3-12, notas), mas busca a intenção das Escrituras e suas reais exigências (ver Mt 5. 20-22; 27-28, 31-32). Tratando do casamento, Jesus mostra que, no tempo da nova aliança – e apesar da presença contínua do pecado – as condições de vida anteriores à queda serão novamente realizadas de um modo apropriado (ver Ef 5. 22-33)

Mc 10. 7  Gn 2. 24 deixa. No casamento, as prioridades de um homem mudam. As obrigações para com sua esposa tomam a preferência.

se une. Esta é a linguagem de compromisso da aliança. O casamento ‘retrata’ o relacionamento de Deus para com o seu povo (Os 2. 14-23; Ef. 5. 22-33).

Mc 10. 8  Voltamos a Gn 2. 24 uma só carne. A expressão indica a profunda ‘conexão’ no relacionamento de casados. O compromisso singular e total envolvido implica que Deus pretendia que o casamento fosse monogâmico.

Mc

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com