O Que é Fé
Pesquisas Acadêmicas: O Que é Fé. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: sususantana • 14/4/2013 • 947 Palavras (4 Páginas) • 526 Visualizações
Hb. 11:6 – “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.”
[Fé -> é a confiança que depositamos em todas as providências de Deus. É a crença de que Ele está no comando de tudo, e que é capaz de manter as leis que estabeleceu. É a tranqüilidade que depositamos no plano de salvação por Deus estabelecido e executado por seu Filho, no Calvário (Dicionário Teológico da CPAD).]
A fé é um elemento fundamental da vida com Deus. Sem ela, não existiria a igreja, não haveria salvos, esperança de vida futura e nem creríamos na Segunda Vinda de Cristo.
Por diversas vezes encontramos na Bíblia relatos de acontecimentos os quais seriam impossíveis de serem cridos se olhássemos pela perspectiva humana que é limitada, pois “pela fé entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem” (Hb. 11:3).
Pois a fé tem o sentido de certeza inabalável, ou seja, convicção de que servimos a um Deus onipotente, onisciente e onipresente, que vela pela sua palavra para a cumprir “Disse-me o Senhor: viste bem, porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir” (Jr. 1:12).
A esperança é um princípio básico da fé, uma vez que temos convicção de que servimos a um Deus poderoso e que independente das circunstâncias, aquilo que se espera da parte Dele há de acontecer conforme a sua vontade, - “Portanto, disse-lhes: Assim diz o Senhor Deus: não será retardada nenhuma das minhas palavras; e a palavra que falei se cumprirá , diz o Senhor Deus” (Ez. 12:28).
É por meio d a fé que recebemos as bênçãos de Deus – “Jesus, porém, lhe respondeu : em verdade vos digo que, se tiveres fé e não duvidares, não somente farei o que foi feito à figueira, mas até mesmo se a este monte disseres: ergue-te e lança-te no mar, tal sucederá;” (Mt. 21:21). “Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê” (Mt. 9:23). Estes versículos nos mostram o poder da fé, mas crer e ter fé não são a mesma coisa.
O pai do jovem possesso cria porém não tinha fé, como vemos a seguir; “imediatamente o pai do menino exclamou [com lágrimas]: eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé!” (Mc. 9:24).
Não podemos ter dúvidas a cerca do que cremos, Jesus repreendeu a seus discípulos quando duvidaram. “E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse: homem de pequena fé, por que duvidastes?” (Mt. 14:31). “Se tiveres fé e não duvidares…” (Mt. 21:21). E o apóstolo Paulo na epístola aos Romanos nos diz que tudo que não provém de fé é pecado – “Mas aquele quem tem dúvidas é condenado se comer, porque o que faz não provém da fé; e tudo o que não provêm de fé é pecado.” (Rm. 14:23).
A Bíblia ainda nos instrui a não somente ter fé mas também a batalhar por ela. “Amados, quando empregava toda a diligência em escrever-vos acerca da nossa comum salvação, foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos” (Jd. 20); é onde devemos edificar todo o edifício da nossa vida espiritual. Por isso, a fé é tratada de santíssima, significando que nos foi especialmente separada por Aquele que é o seu Autor e Consumador – “olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus…” (Hb. 12:2).
Devemos juntos lutar pela fé evangélica,
...