O SENHOR ESTÁ NA NOSSA VIDA!
Relatório de pesquisa: O SENHOR ESTÁ NA NOSSA VIDA!. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jotajunior • 1/12/2014 • Relatório de pesquisa • 9.208 Palavras (37 Páginas) • 236 Visualizações
O SENHOR REINA EM NOSSAS VIDAS!
Gênesis 14:18-23
E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo. E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abraão do Deus Altíssimo, o possuidor dos céus e da terra; e Bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E deu-lhe o dízimo de tudo. E o rei de Sodoma disse a Abraão: Dá-me a mim as tu almas, e a fazenda toma para ti. Abraão, porém, disse ao rei de Sodoma: levantei minha mão ao Senhor, o Deus Altíssimo, o possuidor dos céus e da terra, que desde um fio até a correia, dum sapato, não tomarei cousa alguma de tudo o que é teu; para que não digas: eu enriqueci a Abraão;
INTRODUÇÃO:
Abraão retornava de uma batalha vitoriosa, e no seu retorno ele tem um encontro com dois reis, mas Abraão tem atitudes diferentes no que tange ao díalogo com estes dois reis.
Os dois reis eram um de Sodoma e o outro de Salém.
Abraão conhecia ao Deus vivo, tinha intimidade com Deus, sabia da profecia que tinha sobre si, e ele reconhece (por revelação) que estava diante de um rei, Melquisedeque, que era superior ele.
Melquisedeque Tipo de Jesus, sacerdote eterno, sem genealogia, sem principio, sem fim, rei de Salém (rei de paz), (Salém é o nome da antiga cidade de Jerusalém).
DESENVOLVIMENTO
Pão e vinho - Apontando para o corpo e o sangue de Jesus, era um momento de comunhão, a profecia da morte a ressurreição de Jesus, que leva o homem a uma comunhão inteira com Deus (foi a primeira vez que foram apresentados estes elementos na palavra).
...Bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos - É o reconhecimento de que vencemos as batalhas porque o Senhor vence por nós.
...Por todos os benefícios - Benefícios de paz, de alegria, de comunhão, de certeza de vida eterna.
...E o rei de Sodoma disse a Abraão: Dá-me a mim as almas, e a fazenda toma para ti - O rei de Sodoma apareceu logo, com uma proposta, tipo do adversário, rei da carne, quer pessoas, queria os valentes (318 homens) que estavam com Abraão, homens que conheciam o Deus de Abraão. Ele quer trocar no coração de muitos o espiritual pelo material.
...Não tomarei coisa alguma de tudo o que é teu - Não tinha acordo para Abraão, nada interessava a Abraão Aqui fala do servo que não aceita nada que é do mundo, tudo o que era dele não interessava para Abraão, tudo o que é do mundo não interessa para nós. A resposta de Abraão é a resposta do servo desta obra; que conhece a profecia, conhece ao Senhor, tem intimidade com o Senhor, que não tem acordo com o mundo.
...Nem um fio - Nem as coisas mais simples.
...Nem uma correia de sandália - Nem a correia serve para nós, o nosso caminhar é completo na presença do Senhor, não é inconstante, não é parcial, a correia de Sodoma não serve para nós (é como a roupa de Saul que não serviu para Davi).
...Para que digas - Para que digas: eu tenho parte na vida de Abraão, eu enriqueci a Abraão, participei na vida de Abraão; Abraão o rejeitou.
CONCLUSÃO:
A nossa vida quem enriquece é o Senhor com bênçãos, dons, vitórias, livramentos, ninguém pode servir a dois senhores, Abraão dispensou ao rei de Sodoma e foi abençoado por Melquisedeque. Nós não aceitamos o mundo, com o mundo não se faz acordo, mas a recompensa que temos um rei, (que reina em nosso coração, o sacerdote eterno, Deus eterno que é nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo).
SEM PROFECIA O POVO SE CORROMPE.
Juizes 4: 8
"Então lhe disse Baraque: Se fores comigo irei; porem, se não fores não irei."
Introdução:
Depois da morte de Josué, o povo voltou a fazer o que era mal aos olhos do Senhor, e eram subjugados por Jabim rei de Canaã, e Débora era profetiza e quem julgava o povo de Israel naquele tempo. O povo não agüentando o jugo clamou ao Senhor que ouve e fala a Débora que lhes daria vitória. Então Débora chama Baraque e lhe fala da promessa do Senhor, porém Baraque diz a Débora: Se fores comigo irei, se não foras não irei.
Desenvolvimento:
Se fores comigo irei. Baraque queria a presença de Débora para que na hora das dificuldades, das lutas, provação pudesse ouvir a voz do Senhor, Débora para ele representava a profecia a revelação, daí o desejo de Baraque que a profecia fosse com ele, para poder andar na revelação, não fazendo assim nada que não fosse na orientação do Senhor. A palavra nos afirma que sem profecia o povo se corrompe.
Também hoje somos assim, nós enfrentamos batalhas árduas, onde as lutas diárias tendem a tirar nossa benção, mas temos o consolo de subir a casa do Senhor e também como Débora ouvir a voz do Senhor a nos dizer: As vossas lutas serão vencidas. E quantas promessas temos visto ser cumprida no nosso meio, salvação nos lares, portas abertas, enfermidades curadas, livramentos e muitas outras promessas tem se cumprido no nosso meio.
Se não fores não irei. Com isso Baraque queria dizer que sem a presença do Senhor, sem a revelação ele não iria,
pois sabia que fora, longe da profecia, da revelação não seria vitorioso, assim também é hoje quando antes de tomar uma decisão buscamos ao Senhor, e se o Senhor for conosco iremos, se não for conosco também não iremos".
Conclusão.
Nos nossos dias Débora representa os meio de graça que o Senhor tem colocado a nossa disposição, o clamor pelo Sangue de Jesus, a Consulta a Palavra, para que estejamos sempre na comunhão juntos a Débora (a Revelação)
JESUS A PROTECÂO PARA A ALMA AFLITA
Juizes 19: 17,20 e 21
Levantando ele, pois os olhos, viu a este passageiro na praça da cidade, e disse o velho: para onde vais, e de onde vens?.Então disse o velho: paz seja contigo; tudo quanto te faltar fique ao meu cargo: tão somente não passes a noite na praça.E trouxe-o a sua casa.
INTRODUÇÃO
A
...