O TOTEMISMO
Por: Michael S Mercedes • 9/8/2022 • Trabalho acadêmico • 393 Palavras (2 Páginas) • 159 Visualizações
SEMINÁRIO TEOLÓGICO
NAZARENO DO BRASIL
EM VILA JOANIZA
CIÊNCIA DA RELIGIÃO
O TOTEMISMO
MICHAEL DOUGLAS SANTIAGO DAS MERCEDES
ORIENTADOR: Rev. Marco Barros
Rio de Janeiro, 02 de Julho de 2018.
O TOTEMISMO
O totemismo significa "símbolo sagrado", a Etimologia da palavra Dodeim que
significa "Aldeia" ou "família" e deriva da palavra "odoodem" que significa "marca da família", na linguagem indígena Ojibwe dos índios da América do Norte.
O totemismo é constituído de quatro ideias fundamentais: Totem, Mana, Tabu
e os Ritos é o símbolo, emblema, brasão adotado por famílias tribos ou clãs que o consideram não somente como um símbolo mas como protetores ancestrais. Pode ser representado por animal planta, ou outros objetos. É um símbolo de veneração em cultos de grupos como um talismã. Em algumas culturas o Totem é simbolizado por brasões de uma família ou em um grupo que consiste em um símbolo sobrenatural dentro de uma certa sociedade. Em culturas mais primitivas é utilizado um artefato de madeira como carranca , postes ídolos, estátuas com desenhos feitos com sangue, pois representam o sagrado barro ou pedra ou ouro que é passado de geração em geração. É uma crença religiosa que liga o ser humano a um ser espiritual em adoração levando o indivíduo a uma relação do natural com o sobrenatural. Como uma religião primitiva está ligada comumente a cultura antigas como o Xamanismo entre outros tornando assim aquilo que o adora como sagrado sendo assim o Totem não poder ser morto, comido ou tocado. Vemos claramente em culturas Indianas e Egípcias veneração a Formiga, Elefante, Rã, Piolhos outros animais. Umas da peculiaridade do Totem é que a pessoa se liga a sua deidade e acaba levando o nome do animal, se pintam com as cores e o sangue, marcam seus corpos com desenhos e pinturas, cortes de cabelos, penas, peles que simboliza claramente o clã ao qual pertencem e o Totem que adora. Essas pinturas, marcas e vestimenta representa a força e o poder que representa o totem. Outros Totens são elementos da natureza como chuva, relâmpagos, trovões, Sol, Lua e etc.
A Bíblia também demonstra o Totemismo quando algumas culturas pagãs
utilizavam esses elementos para seus cultos e os tinham como sagrados. Vemos quando Raquel roubou os ídolos de seu pai Labão, Mica, o Levita seus ídolos em Juízes 17 A estátua de Nabucodonosor entre outros.
Vemos com isso que o totemismo, assim como a mitologia grega, coloca o
divino em tudo.
...