Orientações para a entrega das atividades
Por: Fabio Eduardo Rodrigues • 27/8/2019 • Trabalho acadêmico • 732 Palavras (3 Páginas) • 227 Visualizações
ATIVIDADE 3
(Data-limite para nota plena: 19/08. O portfólio será reaberto apenas até 01/09, com nota máxima: 1.8)
Orientações para a entrega das atividades
- Cada uma das 5 atividades tem uma data-limite para poder receber a nota plena de 2 pontos. Depois disso, ela será recebida, mas com decréscimo na nota máxima de 0.2 ponto. O portfólio sempre será reaberto após a avaliação dos trabalhos entregues dentro do prazo inicial.
- Responda a questão no espaço reservado abaixo e grave o arquivo corretamente no formato docx.
- Não inclua citações de qualquer espécie.
- Não responda com negrito, caixa-alta, qualquer cor de letra que não for preto, tamanho diferente de 12 pt.
- Quando houver indicação de número de linhas, respeite, pois haverá decréscimo caso haja um número menor de linhas.
- As atividades serão avaliadas conforme a profundidade e completude das respostas. Plágios e cópias da internet jamais podem ser enviados, pois anulam o envio.
Prof. Adriel
Na medida em que o modelo de Cristandade europeia foi se desfazendo, no final da Idade Média, uma nova realidade era construída no cristianismo.
Componham um texto com no mínimo 30 linhas, elencando e explicando os principais movimentos que marcaram o a transição do Medievo para a Modernidade, tanto no contexto geral da sociedade europeia como no cristianismo. Dê atenção aos movimentos de Reforma, na parte final de seu texto.
Esta questão busca exercitar sua capacidade de síntese, a partir da leitura das AULAS-TEXTO 5, 6 e 7 e das VÍDEO-AULAS 5, 6 e 7, no sentido de conseguir extrair e elencar os principais desdobramentos do fim do Medievo e do advento da Modernidade e seu impacto sobre o cristianismo.
Resposta:
A transição nesse momento da história foi deveras conturbada e como toda transição tem seus preços e suas necessidades de adaptação, passando por momentos de lucides e beirando a loucura.
O enfraquecimento do império Mongol e o avanço do Império Turco Otomano forçaram as mudanças de rota do comércio na Ásia e com isso ocorreram grandes mudanças e novas necessidades como na economia, na política, sociais e culturais. Na economia com a expansão nas áreas de cultivo que acarretavam uma maior produção de alimentos, e o crescimento demográfico que contribuía para o aumento da população fizeram com que o feudalismo que tinha a suas bases na zona rural ficasse enfraquecido dando espaço para um novo seguimento, o capitalismo. Na política com o enfraquecimento por causa da corrupção dentro dos mosteiros, a divisão no clero e os interesses exacerbados dentro do papado, atrelado ao surgimento das Nações-Estado, dando início ao enfraquecimento e ao esfacelamento da unidade do Cristianismo que tinha seu maior centro em Roma. Nas áreas sócias e culturais, deu início a novas tendências intelectuais surgindo um maior interesse pelas artes e pela literatura, ocupando a vida cotidiana das pessoas substituindo assim o envolvimento com a fé cristã.
...