Oriente Médio
Casos: Oriente Médio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: apisul • 13/9/2014 • 359 Palavras (2 Páginas) • 231 Visualizações
Religião
O Oriente Médio faz parte do mundo islâmico, região que se estende, no sentido oeste-leste, da costa Atlântica da África até a fronteira entre o Paquistão e a índia, e, no sentido norte-sul, desde o Casaquistão e a Rússia até a região dos lagos africanos. Com uma certa descontinuídade espacial, encontramos manifestações desse mundo islamizado em outros países, como Bangladesh, Malásia, Paquistão e Indonésia.
Em 29 países da região os seguidores do islamismo são a maior parte da população (mais que 76%). Em 7 outros eles são mais que 51%, constituindo-se, portanto, numa força demográfica, econômica e política respeitável. Há ainda 14 outros países onde os seguidores do islamismo representam menos de 50% da população.
Posição geográfica e fronteiras do Oriente Médio
A extensão territorial do Oriente Médio é de cerca de 7,2 milhões de km2, sendo formado por 15 Estados, de diferentes tamanhos: os cinco maiores (Arábia Saudita, Irã, Turquia, Afeganistão e Iraque) ocupam quase 85% do espaço regional.
Mapa do Oriente Médio
Países: 1. Afeganistão, 2. Arábia Saudita, 3. Barein, 4. Catar, 5. Emirados Árabes Unidos, 6. lêmen, 7. Irã, 8. Iraque, 9. Israel, 10. Jordânia, 11. Kuweit, 12. Líbano, 13. Omã, 14. Síria, 15.Turquia.
Clima
Toda a região está sob domínio de massas de ar continentais secas e quentes, tanto no inverno como no verão. Nas bordas dos oceanos e mares, o efeito da maritimidade ameniza o efeito dessa massa, e a umidade do ar se eleva um pouco. No interior, o relevo montanhoso impõe diminuição das temperaturas, e ocorre a presença de neve nos pontos acima de 3 mil ou 4 mil metros de altitude.
Cerca de três quartos do Oriente Médio estão sob domínio dos climas áridos e semiáridos. A presença de grandes desertos favorece a manutenção de extremos climáticos. Ventos de mais de 100 quilômetros horários, carregados de areia e pedra, surgem repentinamente e obrigam as caravanas nômades a parar e se proteger. As chuvas, que na maior parte da região são escassas, quando ocorrem surgem de forma violenta e repentina, muitas vezes se concentrando em poucas horas de um único dia do ano. Isso favorece a formação das dunas, que podem chegar a mais de 150 metros de altura.
...