TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PAPA JOAO PAULO II

Tese: PAPA JOAO PAULO II. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Tese  •  1.276 Palavras (6 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 6

PAPA JOAO PAULO II

João Paulo II (nascido 18 de maio de 1920 faleceu em 2 de abril de 2005)foi Papa da Igreja Católica Apostólica Romana. Nasceu na pequena cidade de Wadowice na Polônia. Foi batizado com o nome de Karol Jósef Wojtyla. Ficou órfão aos 8 anos e perdeu seus dois irmãos mais velhos.

João Paulo II teve que trabalhar, para evitar a deportação para a Alemanha, quando as forças nazistas fecharam a Universidade após a invasão da Polônia, na Segunda Guerra Mundial. Seu pai um suboficial do Exército Polonês morreu de ataque cardíaco em 1941. Antes de ser ordenado padre, Karol foi ator de teatro e jogador de futebol. Também trabalho numa indústria química e numa mina, Praticou durante muito tempo montanhismo, remo e esqui. O esqui era o seu esporte predileto.

A partir de 1942 sentiu vocação para o sacerdócio e estudou em seminário clandestino na Cracóvia. Terminada a Guerra, continuou seus estudos na Faculdade de Teologia da Universidade de Jaguelônica. Foi ordenado padre no dia 1 de novembro de 1946. Completou o curso universitário em Roma e doutorou-se em teologia na Universidade Católica de Lublin. Foi nomeado bispo auxiliar na Cracóvia em 1958, foi capelão universitário e professor de ética na Cracóvia e Lublin. Em 1964, assume as funções de arcebispo de Cracóvia, 1967, chega a cardeal. Representou igualmente a Polônia em cinco Assembleias internacionais de bispos entre 1967 e 1977.

Foi eleito Papa em 16 de Outubro de 1978, sucedendo a João Paulo I. Adotou então o nome João Paulo II. . De origem polonesa foi o único papa não italiano depois do holandês Adriano VI em 1522. Teve papel importante para o fim do comunismo na Polônia e em vários países da Europa. Permanecendo 27 anos como soberano da Cidade do Vaticano. João Paulo II foi o primeiro papa a rezar em uma mesquita.

Além do polonês e italiano, João Paulo II sabia falar fluentemente inglês, espanhol, francês, português, alemão, russo, ucraniano, grego e latim. Chegou a fazer pronunciamentos em quase 90 línguas. Foi um dos lideres que mais viajou na historia visitou 129 países durante seu pontificado. Esteve 4 vezes no Brasil a primeira visita ocorreu em 1979 e a última, em 1997, onde visitou várias cidades e reuniu multidões. Exerceu influencia para melhorar as relações entre a religião católica e outras religiões.

Beatificou 1.340 pessoas e canonizou mais de 450 santos, uma quantidade maior que todos os seus predecessores nos cinco séculos passados.

Em 13 de Maio de 1981, foi atingido por tiros e gravemente ferido durante uma tentativa de assassinato quando entrava na Praça de São Pedro para celebração da festividade de Nossa Senhora de Fátima, no Vaticano, Foram 4 tiros, sendo que 3 atingiram João Paulo II, um no abdome, na mão e no braço direito.

João Paulo II não foi apenas o único pontífice a receber um tiro na rua, foi o primeiro que deu entrada em um hospital público.

O terrorista Mehmet Ali Agca, jovem turco de 23 anos, disparou contra o papa quatro vezes logo que este entrou na praça. Agca foi preso em flagrante e, mais tarde, sentenciado à prisão perpétua. Posteriormente o papa, numa visita à prisão, perdoou-o.

O presidente italiano Carlo Ciampi concedeu o indulto a Agca a pedido do papa, após o que foi deportado para a Turquia em junho de 2000. Memhmet Ali Agca, deixou a prisão em janeiro de 2010, com 52 anos de idade.

João Paulo II sobreviveu ao ataque, e continua sua vida cristã como Papa, aos 84 morreu no Vaticano. Na noite de 31 de maio de 2005 o papa teve febre alta e pressão baixa. O pontífice vinha se alimentando por uma sonda nasal e sofria de artrite e mal de Parkinson. Após dois dias de agonia, no dia 2 de abril de 2005 morre em seus aposentos no Palácio Apostólico.

Cerca de 60 mil pessoas que acompanhavam os últimos momentos do papa na praça de São Pedro, na Cidade do Vaticano. Houve um longo aplauso - sinal italiano de respeito.

Os sinos dobraram e muitas pessoas começaram a chorar abertamente pelo carismático líder dos 1,1 bilhão de católicos do mundo.

Nos últimos anos antes de sua morte, o papa João Paulo II foi alvo de uma intensa pressão internacional devido às denúncias sobre casos de abuso sexual contra crianças por parte de religiosos em várias partes do mundo, principalmente, nos Estados Unidos. No qual a Igreja preferiu esconder.

Deixando aprendizagens sobre lideranças que podem servir de motivação para muitos outros lideres de determinadas áreas;

1. Liderança;

O lideres não se afastam daquilo que acreditam. A liderança não é uma competição em busca de população. Mantenha aquilo que você acredita. Uma mente dividida é fraca; uma mente integra, clara e com uma visão singular é poderosa além da medida.

2. Responsabilidade;

Os lideres assumem responsabilidade completa sobre as suas organizações. Assim para ser um líder tem que assumir responsabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com