Paper Evangelho Quadrangular
Exames: Paper Evangelho Quadrangular. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sandrapicanco • 21/3/2014 • 1.440 Palavras (6 Páginas) • 2.475 Visualizações
EVANGELHO QUADRANGULAR
Olexsandra Oliveira Picanço
Instituto Teológico Quadrangular - ITQ
Curso Livre em Teologia à Distância – Evangelho Quadrangular – 2013
RESUMO
Este trabalho está enfocando as quatro doutrinas destacadas como evangelho quadrangular, ilustrando cada uma delas, a razão porque cada uma delas se completa. O conteúdo do presente mostrará como as doutrinas cardinais apresentam-se como elementos espirituais muito importantes na identidade quadrangular, estando estas destinadas a todos os envolvidos na igreja desde os mais leigos membros até os mais instruídos e conhecedores das escrituras e suas doutrinas. Na descrição geral das doutrinas, a fundadora da igreja descreveu a visão do ser celestial com quatro rostos: homem, boi, leão e águia, estes quatro, fazem parte da doutrina da igreja e cada um simboliza os fundamentos doutrinários da igreja. Esta visão tem impactado vidas em todo o mundo, pois além se trata de assuntos contemporâneos e nada menos do que bíblia, ou seja, a própria palavra de Deus.
Palavras-chave: Igreja Quadrangular, Doutrina Cardinal.
1 INTRODUÇÃO
Quadrangular é um termo bíblico usado para o Tabernáculo, no livro de Êxodo; para o Templo do Senhor, em Ezequiel 40:47 e para o Céu, no livro de Apocalipse. O termo “Evangelho Quadrangular” foi dado à fundadora Aimée Semple McPherson em inspiração pelo avivamento, durante uma campanha evangelística em Oakland, Califórnia, no ano de 1922. “Evangelho Quadrangular” representa aquilo que é igualmente equilibrado por todos os lados, estabelecido e resistente. Tal confiança no poder do evangelho é expressa em Hebreus 13:8, o que é apresentado nas igrejas quadrangulares como “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e será eternamente”.
A visão da Igreja do Evangelho Quadrangular é apresentar Jesus Cristo, o filho de Deus, como o Salvador, o Batizador com o Espírito Santo, o Médico dos médicos e o Rei que há de vir. Desde a fundação da igreja, em 1923, essa visão foi praticada por meio da evangelização e do estabelecimento de assembleias locais nos EUA e no exterior. Por conta disso, deu-se início a consolidação e a formação de líderes em todos os níveis da vida cristã, em colaboração com outros membros do corpo de Cristo para aprendizagem e conhecimento bíblico, a fim de que seja vivido o mandamento bíblico de sermos “sal” da Terra e “luz” do mundo.
A Igreja do Evangelho Quadrangular existe para glorificar a Deus e promover o crescimento do Seu reino. O mandamento de Jesus Cristo é levar o evangelho e fazer discípulos em todas as nações (Marcos 16:15; Mateus 28:19).
O chamado Quadrangular é pregar Jesus Cristo, o filho de Deus, como o Salvador, o Batizador com o Espírito Santo, o Médico dos Médicos e o Rei que há de vir. Como atribuição, temos: desenvolver igrejas saudáveis, que venham crescer, plantar igrejas ao redor do mundo conduzidas por servos de Cristo. Certamente, as igrejas que se desenvolverem desse modo reproduzirão cada vez mais; e isso é que fará com que o evangelho seja propagado àqueles que ainda não ouviram ou não aceitaram a mensagem do filho de Deus.
1 DOUTRINAS CARDINAIS
As doutrinas cardinais da Igreja Quadrangular é um, conjunto de bases e ensinamentos extraídos da bíblia sagrada que constituem a declaração de fé da igreja que leva o nome e os princípios desta doutrina. Quatro são os pontos ou doutrinas cardinais, sendo estes utilizados na causa do evangelismo no mundo para a pregação do evangelho, e foi esboçada por sua fundadora, Aimée Semple McPherson.
2 PRIMEIRA DOUTRINA CARDINAL
2.1 SALVAÇÃO
Jesus Cristo, o Salvador. Ele é o Salvador para livrar o mundo da maldição do pecado e do engano de Satanás. Lucas apresenta Jesus como o filho do Homem para a salvação da alma (Lc 19.10). “Mas Ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele; e pelas Suas pisaduras, fomos sarados.” Isaías 53:5 (Tito 2: 14 Isaías 55:7; 1: 18 Hebreus 7:25).
Enviado por Deus para salvar o mundo (Romanos 3:23)
O Rosto do Homem: Jesus Cristo, o Salvador.
Evangelho: Lucas
Jesus é representado como "Filho do homem"
Símbolo da salvação: a cruz (Colossenses 1:20)
Cor simbólica da bandeira: Escarlate (vermelha)
Versículo-chave: Lucas 19:10 - "Porque Ele veio buscar e salvar o que se havia perdido"
3 SEGUNDA DOUTRINA CARDINAL
3.1 O BATISMO COM O ESPIRITO SANTO
O Batismo com o Espírito Santo é algo muito importante para os cristãos, é o revestimento de poder prometido por Jesus, pode ser comprovado pelo fato de que Jesus falou sobre isso em suas últimas palavras em Atos 1:4-9, o Batismo é para todos, para recebê-lo é preciso crer, desejar e buscar, além disso, ele é o consolador aquele que foi deixado por Deus para que a sua igreja não se sentisse desamparada.
João apresenta Jesus como o Filho de Deus, para batizar e abençoar o crente (João 1.33-34).
Jesus Cristo, o Batizador no Espírito Santo
Dando poder e unção do Espírito Santo (Atos 1:5;8)
O rosto de Leão: Jesus Cristo, o Batizador no Espírito Santo
Evangelho: João
Jesus é representado como "Filho de Deus"
Símbolo do batismo no Espírito Santo: a pomba (Mateus 3:16)
Cor simbólica da bandeira: Ouro (amarelo)
Versículo-chave: João 1: 32-33 - "Esse é o que batiza com o Espírito Santo"
4
...