Pregação: Por Que Estamos no Mundo?
Por: Osvaldo Alves • 28/2/2020 • Seminário • 1.917 Palavras (8 Páginas) • 195 Visualizações
RDCM- RETIRO DE CARNAVAL
- Quem nos criou? Deus nos criou!
Sabe quando uma pessoa está muito feliz?! O coração dela transborda de alegria, e ela deseja muitooo dividir a alegria com os outros!
Deus nos criou para dividir a alegria conosco!
- Por que estamos no mundo?
Ilustração: o taxista Juninho se perguntava: por que estamos no mundo?
Padre: “não sei por que estou no táxi!”
Loucura mesmo é não saber por que estamos no mundo!
Muita gente, até mesmo entre as crianças, se parecem com o Juninho. Se perguntam a eles: quem nos criou? Respondem: Deus!
Mas agora quando perguntam a eles: por que estamos no mundo? Respondem: não sei!
Decorem bem estás coisas:
- Por que estamos no mundo? Estamos no mundo para conhecer, amar, servir a Deus e um dia ir morar com ELE no céu.
- Nascemos incompletos: cada um de vocês nasceram faltando um pedaço! E só conseguimos preencher esse pedaço com a ALEGRIA de DEUS!
As alegrias do mundo não completam esse pedaço.
Os animais nascem completos: os animais, que apenas nascem, têm tudo aquilo de que precisam para ser um animal.
O cachorro: Não se tem notícia de nenhum cachorro que numa fresca manhã, cansado de roer osso, se tenha parado a pensar: quem nos criou?! Por que estamos no mundo?!
A vaca: para a uma vaca é suficiente seu pasto, e ela não tem razão alguma para pensar nessas coisas! Porque ela não tem o espaço para ser preenchido!
Mas, mesmo entre as crianças e os jovens, há os que pensam que a vida se trata apena de divertimentos, jogos, passeios, brincadeiras.
3. Somos peregrinos
Quando você vai viajar com sua familia para algum lugar, e ninguém sabe o caminho, eles precisam pedir para que uma pessoa que conhece explique para eles o caminho, olha no mapa ou procura no GPS.
Também nós vamos fazer uma viagem para o céu. Mas para chegar ao céu, é preciso andar pelo caminho certo, ou seja é preciso conhecer, amar e servir a Deus.
Esta dito no Evangelho: adorarás ao senhor teu Deus, e só a Ele serviras" (MT 4, 10)
a) conhecer a Deus
Não podemos amar o que não conhecemos.
Por isso, precisamos aprender tudo o que pudermos sobre Deus, para poder amá-lo.
Ilustração: imagine que seu vô quando era jovem era um soldado.
Certo dia, um soldado americano que servia num país bem longe, entrou no Facebook, e começou a ver as sugestões de amizade.
Viu o perfil de uma moça. O soldado não a conhecia. Nunca ouviu falar nela. Porém, ao olhar para a foto dela, disse: “Oh, que moça linda! Gostaria de casar-me com ela”.
O soldado decide enviar uma mensagem para ela no direct, sem muita esperança de receber resposta. Mas, para sua alegria, a resposta chega. Começam a trocar mensagens todos dias, trocam memes e figurinhas. O soldado apaixona-se cada dia mais por essa moça, que nunca viu pessoalmente.
Se esse soldado não tivesse visto o Facebook da moça, é claro que nunca teria chegado a amá-la. Não poderia ter-se apaixonado por alguém de quem nem sequer tivesse ouvido falar.
E se, mesmo depois de ver o Facebook da moça, não lhe tivesse mandado mensagem, tivessem se conhecido antes um ao outro, o interesse nunca se teria transformado em amor.
Por isso entramos na catequese.
Por isso temos aulas de catecismo na igreja.
Por isso vamos a Missa ou a celebração da palavra no fim de semana.
Por isso vamos ao RDCM.
Essas coisas que fazemos são as mensagens que enviamos no direct, no Facebook de Deus.
São parte do nosso esforço por conhecê-lo melhor, para que nosso amor por Ele possa crescer!
- amar a Deus
Para que uma planta nasça, é preciso ter uma semente.
Deus não pode fazer crescer o que não existe.
Por isso, cada um de vocês nasceram com uma semente no coração, colocada por Deus.
Mas essa semente precisa crescer, por isso precisamos cuidar dela.
Para isso Deus nos colocou no mundo. para que, amando-o, cuidemos da semente, da muda aqui na terra, e ela cresça e de seus frutos e preencham o espaço no coração. Mas isso vai acontecer só quando chegarmos no céu.
O soldado: Falamos de um soldado que, servindo em pais bem distante do seu, viu o Facebook de uma moça e se apaixona por ela. Começa a mandar mensagens para ela, e quando voltou para casa, acabou namorando e casando com ela.
É Claro que se, para começar, o soldado não se tivesse impressionado com a foto da moça, ou se após umas poucas mensagens tivesse perdido o interesse por ela, não conversando mais com ela, essa moça não teria significado nada para ele, e quando ele voltasse, passaria por ela sem se importar muito. Seu coração não iria disparar ao vê-la.
Da mesma forma se não começamos a amar a Deus nesta vida, não nos importaremos com ele na eternidade, logo não ficaremos no céu.
c) servir a Deus:
Há uma única forma para provarmos o nosso amor por alguém: é fazer o que agrada à pessoa amada, o que ela gostaria que fizéssemos.
Soldadinho: se, ao mesmo tempo que dissesse amar a sua namorada e querer casar-se com ela, se dedicasse a gastar o seu tempo e dinheiro com outras mulheres e em bebedeiras, seria um sem vergonha.
Seu amor não seria sincero se não procurasse ser o tipo de homem que ela quereria que fosse.
De modo parecido, só há uma maneira de provarmos o nosso amor a Deus: é fazer o que Ele quer que façamos sendo o tipo de homem que Ele quer que sejamos.
O amor a Deus não esta nos sentimentos.
Amar a Deus não significa que nosso coração deva dar saltos de cada vez que pensamos nEle.
Algumas pessoas poderão sentir seu amor a Deus de modo emocional: mas isso não é o essencial.
Porque o amor a Deus reside na vontade. Não é pelo que sentimos sobre Deus. Mas pelo que estamos dispostos a fazer por Ele, que provamos o nosso amor a Deus.
...