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Religião

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Por:   •  15/2/2015  •  Exam  •  4.909 Palavras (20 Páginas)  •  194 Visualizações

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ATIVIDADE AVALIATIVA 2 – OBJETIVA G1

Prezado aluno, prezada aluna. A partir de hoje estamos postando a atividade avaliativa 2 – objetiva G1. Para que você tenha condições de realiza-la, é necessário ler os capítulos do livro-texto indicados e também consultar literatura sobre o assunto. Também postamos um arquivo com as questões para que você possa imprimir, resolver no papel e, então, depois de conferir todas as questões, marcar as alternativas através da ferramenta “Tarefas”. Somente depois de salvar TODAS as respostas e conferi-las, clique em enviar ao Professor.

Acesso a Atividade Avaliativa 2 – Objetiva G1: (pelo link no “Cronograma de atividades” ou no ícone da AVALIAÇÃO):

Conteúdo: Questões Transversais do Livro Texto + textos indicados nos links

Valor 4,0 – Questões objetivas

Postagem pelo professor: entre 07/03 e 14/03 (quinta).

Data limite de entrega pelo aluno: 21/04 (domingo, até às 23h59min)

VALOR 4,0 - 12 QUESTÕES (0,3 cada questão)

01. Questão de escolha simples. A QUESTÃO TRATA DO FENÔMENO RELIGIOSO. Analise com atenção o extrato da notícia publicada no Jornal O Estado de São Paulo, de 22 de janeiro de 2013.

Recuo da Al-Qaeda traz alívio a cristãos do Mali. Os cerca de 500 cristãos da cidade de 15 mil habitantes (Diabaly) fugiram para aldeias e fazendas vizinhas. A Igreja do Sagrado Coração, um dos dois templos cristãos da cidade, foi destruída por dentro. A cruz foi arrancada da parede atrás do altar e partida ao meio, assim como as imagens de Jesus, Nossa Senhora e de São João Batista. (...) “Foi muito duro para nós” relatou o presidente da Associação de Cristãos de Diabaly. “Aqui cristãos e muçulmanos vivem em simbiose perfeita”. A filha do agricultor cristão Felicien Toë, que fugiu com a família para a aldeia de Colon é casada com um muçulmano e não precisou converter-se ao Islã, numa das muitas amostras da moderação que caracteriza o Mali, cuja população é 90% muçulmana e 1% cristã, enquanto os outros 9% seguem as religiões africanas tradicionais. Os militantes (...) anunciaram que na sexta-feira imporiam a sharia, a lei islâmica. “Ninguém aqui está de acordo com a sharia”, declarou o barqueiro Oussoman Barro. “Os inimigos são bandidos drogados”. (...) Quando os tuaregues do Movimento Nacional de Libertação do Azawada (MNLA) ocuparam o norte do país, no primeiro semestre do ano passado, em aliança com grupos radicais islâmicos, o Coronel Haidara desertou e juntou-se a eles. O MNLA, de orientação laica, rompeu em junho com os jihadistas.

A partir do que a notícia trata, comparando com conceitos e conteúdos trazidos no livro-texto, assinale a única alternativa que é FALSA no seu enunciado.

a) ( ) A notícia acima pode ser vinculada ao tema da Tolerância/Intolerância Religiosa, que é um dos eixos centrais da disciplina de Cultura Religiosa. Tolerância implica no respeito às crenças, valores e pensamentos das diferentes culturas e religiões. Permite o testemunho da fé pessoal, mas exclui a tentativa de impor a sua verdade religiosa sobre a dos outros sob uso de coerção ou violência. A notícia, em essência, retrata um exemplo de intolerância religiosa.

b) ( ) A notícia trata de dois temas/conceitos ligados aos movimentos fundamentalistas islâmicos: a Jihad e a sharia. Os movimentos jihadistas fazem parte de uma corrente radical islâmica que interpreta a Jihad como a Guerra Santa, justificando a conversão à força ou até a morte daqueles que não crêem e adoram Alá. Já a sharia (ou shari’ah) é um conjunto de regras extraídas do Corão e dos ensinos de Maomé, devendo ser seguida à risca pelos fiéis islâmicos, conforme exigem os adeptos do fundamentalismo islâmico.

c) ( ) O envolvimento ou a relação entre questões políticas e religiosas é uma marca comum na religião Islâmica, especialmente nos grupos mais radicais. A notícia acima é um claro exemplo dessa relação. Para os islâmicos fundamentalistas é através da política que se pode obter mais facilmente o estabelecimento dos princípios islâmicos na sociedade. Países como Afeganistão, Irã e Paquistão já foram exemplos de uma ditadura político-religiosa.

d) ( ) O fundamentalismo e a intolerância religiosa são características exclusivas do Islã. Religiões como o Cristianismo, Judaísmo e Hinduísmo não apresentaram, ao longo de sua existência, grupos radicais ou fundamentalistas. Desde que o Cristianismo foi criado, por exemplo, a liberdade religiosa sempre foi respeitada, mesmo nas épocas das Cruzadas ou da Santa Inquisição.

e) ( ) A notícia acima traz, igualmente, elementos indicadores de tolerância religiosa. A relação entre cristãos e muçulmanos no Mali, antes da invasão dos militantes da Al Qaeda, é um exemplo de tolerância, visto que até casamentos mistos ocorriam sem que fosse exigida a mudança de religião do cônjuge. Isso indica que é possível, portanto, a convivência pacífica entre membros de religiões “concorrentes”, desde que haja respeito mútuo entre elas.

02. Questão de escolha múltipla. Assinale as duas alternativas que são FALSAS nos seus enunciados. A questão trata do Fenômeno Religioso. Verificando os objetivos da disciplina de Cultura Religiosa, observando os conteúdos apresentados nos primeiros capítulos, bem como fazendo uma análise do cotidiano é possível afirmar que:

a) ( ) A religiosidade dá mostras de ser um fenômeno de caráter universal, visto que desde a antiguidade, em praticamente todas as sociedades e civilizações estudadas pela Antropologia, Sociologia e História há sinais de elementos religiosos, como ritos, cerimônias e crenças em algum tipo de divindade ou mundo espiritual.

b) ( ) A religiosidade é um fenômeno que está circunscrito ao mundo primitivo, de um passado distante. No mundo atual, da modernidade, guiado pela razão lógica, não há espaço para a religião ou mesmo para a espiritualidade. É preciso concordar com os filósofos e cientistas iluministas e afirmar: “A ciência terminará com todas as formas de religião”.

c) ( ) Em momentos de dificuldade, em situações de tragédias ou sofrimento, diante da morte e do morrer, muitas pessoas procuram forças, coragem e esperança no mundo da fé e da religião. Buscam consolo em um deus e na crença numa vida no além-túmulo. Portanto, a religião permanece tendo seu valor para aplacar a angústia humana diante das questões existenciais, tais como de onde viemos, quem

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