Teologia pastoral
Tese: Teologia pastoral. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: preneas • 6/1/2014 • Tese • 4.897 Palavras (20 Páginas) • 1.593 Visualizações
iTeologia Pastoral
Bibliografia:
Armstrong, John (org.). (2007). O Ministério Pastoral Segundo a Bíblia. São Paulo, SP: Editora Mundo Cristão.
Barrientos, Alberto. (1999). Trabalho Pastoral – princípios e alternativas. Editora United Press.
Baxter, Richard. (1996). O Pastor Aprovado – modelo de ministério e crescimento pessoal. São Paulo, SP: Publicações Evangélicas Selecionadas.
Bickers, Dennis. (2001). Pastor e Profissional – a alegria do ministério bivocacionado. Rio de Janeiro, RJ: Editora Textus.
Carson, D.A. (2009). A Cruz e o Ministério Cristão. São José dos Campos, SP: Editora Fiel.
Drescher, John M. (1997). Se Eu Começasse Meu Ministério de Novo. Campinas, SP: Editora Cristã Unida.
Fábio, Caio. (1997). Confissões do Pastor. Rio de Janeiro, RJ: Editora Record.
Groeschel, Craig. (2007). Confissões de um Pastor – por que decidi tirar a máscara da perfeição. São Paulo, SP: Editora Mundo Cristão.
Kemp, Jaime. (1995). Pastores em Perigo – ajuda para o pastor, esperança para a Igreja. São Paulo, SP: Editora Sepal.
________________. (1999). Pastores Ainda em Perigo – ajuda para o pastor, esperança para a Igreja. São Paulo, SP: Editora Sepal.
Lopes, Hernandes Dias. (2007). Piedade e Paixão – a vida do ministro é a vida do seu ministério. São Paulo, SP: Arte Editorial e Editora Candeia.
________________. (2008). De Pastor a Pastor. São Paulo, SP: Editora Hagnos.
Lutzer, Erwin. (2000). De Pastor Para Pastor – respostas concretas para os problemas e desafios do ministério. São Paulo, SP: Editora Vida.
Macarthur, John & Wayne, Mack. (2004). Introdução ao Aconselhamento Bíblico – um guia básico dos princípios e prática do aconselhamento. São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã.
Peterson, Eugene. (2000). Um Pastor Segundo o Coração de Deus – a forma da integridade pastoral. Rio de Janeiro, RJ: Editora Textus.
________________ & Marva J. Dawn. (2001). O Pastor Desnecessário – redescobrindo o chamado. Rio de Janeiro, RJ: Editora Textus.
________________. (2002). O Pastor Contemplativo – voltando à arte do aconselhamento. Rio de Janeiro, RJ: Editora Textus.
________________. (2006). A Vocação Espiritual do Pastor – redescobrindo o chamado ministerial. São Paulo, SP: Editora Mundo Cristão.
________________. (2008). O Pastor Que Deus Usa – cinco pilares da prática pastoral. São Paulo, SP: Editora Mundo Cristão.
Price, Donald E. (org.). (2001). Autenticidade ou Hipocrisia? – a integridade e os desafios do ministério. São Paulo, SP: Edições Vida Nova.
Sittema, John. (2004). Coração de Pastor – resgatando a responsabilidade pastoral do presbítero. São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã.
White, Peter. (2003). O Pastor Mestre – lições indispensáveis que um ministro deve aprender. São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã.
Zabatiero, Júlio. (2005). Fundamentos da Teologia Prática. São Paulo, SP: Editora Mundo Cristão.
Nos laços do Calvário que nos une,
Rev. Luciano Paes Landim.
Teologia Pastoral
DPE
SUMÁRIO: 1. Base Bíblica da teologia pastoral. - 2. Os dados históricos. - 3. Evolução da teologia pastoral. - 4. O que é teologia pastoral. - 5. Fundamentação da teologia pastoral. - 6. Os níveis de acção pastoral. - 7 Desafios da teologia pastoral.
O termo pastoral é amplamente utilizado na vida das comunidades cristãs, especialmente entre a pastoral. A palavra pastoral é muitas vezes usado como um substantivo (pastoral), seguido por um adjetivo (Ministério da Saúde, Ministério do campus, o ministério sacramental, etc.) ou seguido de um genitivo determinativo (migração pastoral, pastoral remoto, etc. ). É amplamente utilizado para descrever como fazer a Igreja na catequese, na liturgia ou social, se entende por essa proximidade prazo, aceitação e preparação daqueles que são evangelizados em qualquer situação , para que a mensagem de Jesus Cristo vem a eles, sem ambiguidade ou o reducionismo, e pode sentir-se totalmente salvo. Também denotar pela palavra evangelista pastoral a terceira fase do processo, a etapa seguinte catequética e permite que a vida cristã no cotidiano da vida através do cultivo da espiritualidade e compromisso. Raramente uso o termo "teologia pastoral". Precisamos esclarecer o significado específico da teologia pastoral, por isso devemos definir os objetivos, a finalidade ea metodologia da teologia pastoral. Qualquer ação eclesial envolve uma reflexão ou teórica e uma parte prática, um implica o outro, não podem ser separados e menos contrastado. O objetivo da teologia pastoral é a reflexão teológica sobre o que a Igreja faz para anunciar o Evangelho, de se renovar e para colaborar na "civilização do amor ". A teologia pastoral do que existe, iluminado pela teologia dogmática e sugere o que deve ser feito o mais próximo possível do ideal evangélico.
1. Base Bíblica de Teologia Pastoral
A história da salvação (Antigo e Novo Testamento) pode ser considerado como a ação misericordiosa de Deus, como um bom pastor, acredito que todas as coisas , faz com que o homem ea mulher à sua imagem e semelhança, liberta as pessoas da escravidão, direciona para a terra prometida, uma aliança perpétua selada e confiada a missão de renovar a humanidade. Jesus aparece como o pastor supremo do novo Israel de avançar para a casa do Pai.
Jesus de Nazaré é uma humanidade que é "como ovelhas sem pastor" (Marcos 6:34, Mateus 9:36). João Evangelista teologia se desenvolve em Pastor e pastoreio: o bom pastor conhece as suas ovelhas, defende, cuida e dá a vida por elas (Jn.10, 1-18), então haverá um só rebanho
...