Vocação, Um Chamado, Uma Resposta
Por: jheison • 15/6/2015 • Artigo • 4.944 Palavras (20 Páginas) • 236 Visualizações
SEMINÁRIO DIOCESANO SÃO JOSÉ – DIOCESE DE URUAÇU
HERIC[a] JHEISON ALVES DA COSTA
[b]
VOCAÇÃO, UM CHAMADO, UMA RESPOSTA
URUAÇU/GOIÁS
2014
SEMINÁRIO DIOCESANO SÃO JOSÉ – DIOCESE DE URUAÇU
HERIC JHEISON ALVES DA COSTA
[c]
VOCAÇÃO, UM CHAMADO, UMA RESPOSTA
Artigo Científico apresentado ao Seminário Diocesano São José – Diocese de Uruaçu, como requisito parcial para obtenção de certificado do Curso Propedêutico sob a coorientação do Padre Elias Aparecido Silva e orientação da Professora Especialista Cristina Dias de Oliveira Martins.
URUAÇU/GOIÁS
2014
[d]VOVCAÇÃO, UM CHAMADO, UMA RESPOSTA[pic 1]
Artigo Científico apresentado ao Seminário Diocesano São José – Diocese de Uruaçu, como requisito parcial para obtenção de certificado do curso Propedêutico, sob coorientação do Professor Pe. Elias Aparecido Silva e orientação da Professora Especialista Cristina Dias de Oliveira Martins.
BANCA EXAMINADORA
________________________________________________________
Orientadora
_________________________________________________________
Coorientador
__________________________________________________________
Arguidor
URUAÇU – GO
2014
VOCAÇÃO, UM CHAMADO, UMA RESPOSTA
Heric Jheison Aves da Costa[1][e]
RESUMO[f]
A vocação é de grande valia, já que a mesma nos orienta nesse mundo sombrio e sem sentido. Ela é um chamado de Deus para viver a santidade de um modo específico em nossa vida. A palavra ‘vocação’ deriva do verbo latino vocare, que significa ‘chamar’. Ela é a tradução do substantivo vocatio, que por sua vez quer dizer chamado, convite, apelo. Tudo se torna mais claro quando nos deparamos com a palavra de Deus. Nela a vocação é definida como o chamado que Deus dirige ao homem. A família é reconhecida pelo povo de Deus como um bem inestimável, o ambiente natural de crescimento da vida, uma escola de humanidade, de amor e de esperança para a sociedade. A verdadeira alegria dos chamados consiste em crer e experimentar que o Senhor é fiel e, com ele, podemos caminhar, ser discípulo e testemunhas do amor de Deus.
Palavras-chave[g]: . Vocação. Família. Chamado. Santidade. Alegria.
Introdução
Após leitura e investigação o proponente buscará a reflexão sobre os vários aspectos envolvidos na vocação, e buscará mostrá-los como um caminho ofertado por Deus para a santidade, que como chamado, exige uma resposta. A temática proposta é de grande importância, pois trata de algo esquecido pela sociedade e que faz com que aqueles que já responderam ao chamado sintam impelidos a perguntarem aos jovens e suas respectivas famílias, sobre que importância têm dado à vocação, que nos têm sido dada, e por consequência se temos escutado a voz de Deus que nos convoca?
Diante disso se faz necessário refletir sobre como temos respondido ao chamado de Deus a fim de se evitar a frustração para aqueles que ouviram e não obedeceram a vontade de Deus no que diz respeito a vocação. O objetivo é instigar as pessoas a compreenderem que todos nós temos um chamado, e que esse chamado exige uma reposta positiva para que a verdadeira felicidade seja encontrada.
A fundamentação teórica do proponente partiu do conceito de vocação, que vem do latim vocare, e que significa “chamar”, dessa forma, vocação quer dizer chamado, convite, apelo. O tema será abordado a partir da vocação na família, na visão de Luis María García Domíngues, que diz que família é o berço da vocação, e que, portanto, é preciso as famílias incentivar os jovens a discernirem o seu chamado.
Abordar-se-á também vocação como caminho para santidade e encontro entre Deus, que chama, e a pessoa que é chamada, na visão de Amadeo Cencini e Gilson Luiz Maria, que abordam a vocação como um caminho que Deus nos oferece para chegarmos até ele, e que é um encontro entre dois amores, o amor de Deus por nós e o nosso amor para com Deus.
A pesquisa será documental e bibliográfica e esse dará a partir de pesquisas em documentos, livros, artigos, matérias na internet, e tudo o que for relacionado ao tema em estudo. Visando assim um estudo aprofundado do tema por meio de método qualitativo.
1- O que é Vocação
A vocação é de grande valia, já que a mesma nos orienta nesse mundo sombrio e sem sentido. Ela é um chamado de Deus para viver a santidade de um modo específico em nossa vida. Sendo assim, não é uma carreira, não é algo que você faz, e sim que você vive.
Partindo dessa ideia, os batizados são chamados a serem santos, sejam eles pessoas solteiras, casadas, religiosas, consagradas ou sacerdotes. Não importa a profissão que cada um tenha, ela ou ele é chamado a estar em comunhão com Deus e assim buscar a santidade.
Dessa forma, se faz necessário refletir a respeito dos sentidos da palavra vocação.
- Sentido Etimológico
A palavra ‘vocação’ deriva do verbo latino vocare, que significa ‘chamar’. Ela é a tradução do substantivo vocatio, que por sua vez quer dizer chamado, chamada, convite, apelo.
Ato ou efeito de chamar, denominação apelo ou inclinação para o sacerdócio, para vida religiosa, uma disposição natural e espontânea que orienta uma pessoa no sentido de uma atividade, uma função ou profissão.[2](HOUAISS, 2009, p.1956 )
...