TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Hospitalidade no Museu do Futebol

Por:   •  23/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.719 Palavras (23 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 23

ANA PAULA LIMÍRIO DE MORAIS

CÁSSIA OLIVEIRA DE SOUSA

JANAINE DOS SANTOS EVANGELISTA

 

 ANALISE SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL

 ESTRUTURA E HOSPITALIDADE

FATEC IPIRANGA

SÃO PAULO – 2018

“Observar a necessidade do seu público e sempre o tratar da melhor maneira possível. Para garantir uma visita de qualidade na qual ele mergulhe no contexto do futebol, e possa compartilhar isso com outras pessoas e trazer mais visitantes ao museu.”

(Raphael – guia do Museu do Futebol)


HISTÓRIA E DATA DE FUNDAÇÃO DO MUSEU DO FUTEBOL

Fundado em 29 de setembro de 2008, o Museu do Futebol foi uma iniciativa do Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo por meio da Secretária Municipal de Esportes e da São Paulo Turismo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho, em parceria com Santander, Telefônica, Ambev, Visanet e Rede Globo. O espaço cultural foi construído dentro do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, popularmente chamado de Estádio do Pacaembu, por estar localizado no bairro de mesmo nome. O Museu do Futebol foi criado com o intuito de entreter o público e os aproximar da história do futebol, esporte esse que une pessoas independente de suas classes, crenças, culturas, gêneros, etc.; tornando-se um esporte característico do Brasil.

Tendo como principal objetivo trazer ao público “emoção, diversão e história”, o museu conta a história do futebol desde seu início até os dias atuais” de forma interativa e dinâmica, através do uso da tecnologia e inovação. Os visitantes têm acesso (a partir de experiências sonoras e visuais) a muitas informações didáticas, interativas e ilustrativas que relacionam o futebol com o nosso cotidiano. Buscando preservar a memória, difundir e preservar o futebol não só como um simples esporte, mas também como um aspecto social do país.

Conforme o Museu do Futebol (2016) ele faz parte da rede estadual de museus da cidade de São Paulo, além das atrações oferecidas, possui um acervo de conteúdos relacionados ao futebol com mais de 1.500 artigos, livros, dvd’s e conteúdos digitais disponíveis para o público, sendo a primeira biblioteca e midiateca pública especializada em futebol no Brasil.

De acordo com o site do Museu do Futebol (2016), a sua missão é:

[...]  investigar, preservar e comunicar o futebol como expressão cultural no Brasil, em diálogo com todos os públicos... Visa ser referência constante e global: no tratamento do futebol como patrimônio, em acessibilidade, em sustentabilidade e no respeito à diversidade cultural... Para isso, tem como valores: diálogo, transparência, governança corporativa, dinamismo e excelência.” (MUSEU DO FUTEBOL, 2016, in http://www.museudofutebol.org.br/pagina/sobre-o-museu-do-futebol).

 Função social        

 Através do futebol, que é considerado expressão cultural do brasileiro, o Museu integra e interage com todos os públicos, proporcionando experiências sensoriais e únicas. De maneira ampla contribui para o desenvolvimento de uma sociedade que cultiva valores como respeito e sustentabilidade.

           Público-alvo

O Museu do Futebol já recebeu cerca de mais de 3 milhões de pessoas, com um média de 1.000 visitantes por dia. Utilizando-se da tecnologia (como atrativo) e a interação das exposições com o visitante, o espaço tem atraído muito público. Outro ponto a avaliar, para esse aumento é a conservação do museu e sua divulgação.

Era possível de considerar que o público-alvo no princípio, provinha mais de torcedores de arquibancada. Hoje, a realidade é bem diferente.

O museu consegue atrair todas as classes sociais, diferentes idades, e pessoas que muitas vezes nem possuem uma ligação tão forte com o futebol, mas devido o Museu do Futebol exibir um espaço em que o visitante se sente atraído, esse público se torna assíduo.

 Uma pesquisa realizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, (SILVA; SANTOS, 2010) teve dois vieses para examinar: explorar se o entrevistado assistia aos jogos de futebol e se visitavam em outros espaços exposições de futebol. De acordo com o resultado o entrevistado costuma assistir a jogos de futebol em estádios e apresentou como resultado a confirmação de 54% dos visitantes. E visitar apenas 34% dos visitantes declararam já ter visitado outros espaços destinados a salvaguardar a história deste esporte (SILVA; SANTOS, 2010, in https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/a_qualidade.pdf).

  Pode se perceber que o museu tem conseguido atrair esses visitantes que nunca foram a outros espaços para saber sobre o assunto: futebol. Sinal que estão alertas, no que é importante para conquistar o público, continuar mantendo o interesse deles pelo tema, e garantir que muitos outros continuem a ir ao museu.  

LOCALIZAÇÃO E ACESSO AO MUSEU DO FUTEBOL

           O Museu do Futebol fica na Praça Charles Miller, s/nº, no avesso das arquibancadas do Estádio Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido como Estádio do Pacaembu.

As obras da instalação da Linha 6 – Laranja serão iniciadas na região do Pacaembu, facilitando mais o acesso. Com isso, a Rua Itápolis, entre a Rua Armando Álvares Penteado e Praça Charles Miller será interditada para veículos. Para suprir a demanda, a Rua Des. Paulo Passaláqua, entre a Av. Arnolfo Azevedo e Praça Fagundes passará a ser mão dupla. A Rua Itápolis, entre a Rua Armando Álvares Penteado e Rua Capivari, também terá sentido duplo de circulação. A ciclofaixa na Rua Itatiara será desativada, mas terá novo percurso na Rua Armando Álvares Penteado, entre a Rua Itápolis e Rua Itatiara. Por ora, o acesso mais fácil é utilizar os ônibus saindo das estações de metrô mais próximas: Clínicas e Barra Funda (Consultar rotas).

Caso a visita seja de carro é possível estacionar na praça com a utilização do sistema de Zona Azul. Vale lembrar que 1 folha custa R$ 5,00, com validade de 3 horas e poderá ser adquirida nos postos de venda da região: Banca Pacaembu e Bilheteria do Museu.

Ainda se o acesso for utilizando bicicletas, foi criado um paraciclo para que os visitantes as deixem em segurança. São 12 vagas disponíveis e estão localizadas do lado direito da Bilheteria do Museu.

[pic 1]

O Museu do Futebol funciona de terça-feira à domingo das 9h às 18h com entrada até às 17h. E não abre às segundas-feiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.1 Kb)   pdf (479.1 Kb)   docx (599.1 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com