Duelo De Titãs
Trabalho Escolar: Duelo De Titãs. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: bianeholanda • 19/11/2013 • 728 Palavras (3 Páginas) • 661 Visualizações
Na aula de Teoria e técnicas de Relações Públicas ocorrida no dia 27/04/2011, assistimos ao filme Duelo de Titãs. Logo, a turma, instigada pela Profª Rosane Rosa, analisou o filme de acordo com o ponto de vista da profissão. Inicialmente, vamos a um breve resumo do filme:
Duelo de Titãs (Remember the Titans) se passa no estado da Virginia durante o fim da segregação racial nos Estados Unidos. Herman Boone (Denzel Washington), um técnico de futebol americano, é contratado para trabalhar no comando de um time de colegial dividido pelo racismo, os Titans, substituindo o então técnico Bill Yoast (Will Patton). Inicialmente, Boone sofre preconceitos raciais por parte dos demais técnicos e até mesmo de jogadores do seu time, mas aos poucos ele conquista o respeito de todos e torna-se um grande exemplo para o time e também para a pequena cidade em que vive.
(Adaptado de http://www.filmesdecinema.com.br/filme-duelo-de-titas-1637/)
E agora à análise:
Quanto à cultura do time e da cidade:
A sociedade é muito fechada às diferenças, o que a torna extremamente preconceituosa não só racial mas também sexualmente. Com o início da política de integração implantada na escola T.C. Williams, bem como em toda a cidade, ocorreu a dupla contaminação – o contato tumultuado entre as culturas negra e branca, o qual exigiu mudanças individuais, grupais, organizacionais e, por fim, sociais. O filme mostra que a cultura é dinâmica e muda através da comunicação, que aproxima os diferentes.
Quanto ao contexto sociocultural das relações humanas:
A cidade onde se passa o filme é de médio porte, o que permitiu a intensificação da segregação racial e o grande distanciamento entre as classes sociais. As classes sociais fortaleceram suas barreiras através da união interna. Essa sociedade, após o choque de culturas, passa a condenar também aqueles que acatam as mudanças.
Vemos, ainda, a questão familiar e religiosa no filme, mesmo que secundariamente.
Sobre os técnicos:
Herman Boone – autoritário (ditatorial). Estabeleceu uma nova ordem no time, sendo voltado para a integração (criação de um espaço democrático) e a motivação (à base de exemplos). Baseado em uma gestão de resultados positivos.
Bill Yoalt – compreensivo (flexível). Vem, no filme, para tentar equilibrar o excesso de autoridade de Boone, embora acabe aprendendo com ele a impor-se diante do time.
Ambos os treinadores eram extremistas no início, mas aprenderam a ceder um ao outro por perceberem que apenas juntos eles seriam capazes de alcançar a vitória (gestão cooperativa).
Quanto aos tipos de poder:
Existem, no filme, vários tipos de relações de poder, dentre as quais se destacam:
- Poder autoritário, coercitivo (punitivo), rigoroso – a fim de afirmação;
- Poder moderado, legitimado;
- Poder hierárquico, tanto no time quanto na sociedade.
A comunicação interna:
Inicialmente desestruturada, por falta de um líder efetivo, a comunicação vai organizando-se a partir da imposição autoritária.
A comunicação informal é utilizada como fator motivacional e de entretenimento.
...