O Sistema de Saúde Alemão
Por: Emanuel Pereira • 20/9/2020 • Trabalho acadêmico • 587 Palavras (3 Páginas) • 304 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG
CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE – CES
CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA
FUNDAMENTOS DE FÍSICO-QUÍMICA
DOCENTE: YONARA MONIQUE DA COSTA OLIVEIRA
DISCENTE: EMANUEL PEREIRA SILVA
SISTEMA DE SAÚDE ALEMÃO
O modelo de proteção adotado pela Alemanha consiste no Seguro Social ou sistema bismarckiano, assim chamado por ter surgido durante o governo de Bismarck na Alemanha em 1883, em resposta às greves e pressões dos trabalhadores ao avanço do socialismo.
Na Alemanha, o seguro de saúde é coberto por dois sistemas diferentes: o seguro social/estatal de saúde (em alemão, Gesetzliche Krankenversicherung ou GKV) e o seguro saúde privado (em alemão, Private Krankenversicherung ou PKV).
Todos os cidadãos ou pessoas com autorização de residência na Alemanha precisam ter obrigatoriamente um seguro de saúde. Com isso, os trabalhadores com um rendimento mensal bruto inferior a 5.212,5 euros são automaticamente segurados pelo Estado. O ingresso a um seguro de saúde privado não é possível para todas as pessoas, somente empregados com salários mais altos (rendimento mensal bruto igual ou superior a 5.212,5 euros ou 62.550 euros por ano), autônomos e funcionários públicos podem inscrever-se no seguro saúde privado ou aderir voluntariamente ao GKV. Entretanto, depois de passar a um sistema privado, à volta ao sistema estatal é dificilmente possível.
O GKV trabalha com o princípio da solidariedade: As contribuições são baseadas na capacidade financeira do segurado, ou seja, os membros do GKV pagam contribuições que dependem de sua renda, de modo que quem ganha pouco dinheiro paga menos, enquanto as pessoas que ganham muito têm que pagar mais de acordo. Independentemente do valor das contribuições pagas, todos os segurados recebem os mesmos tratamentos necessários. Em contrapartida, as contribuições para o
PKV são independentes da renda e, portanto, não aumentam conforme o salário do segurado aumenta.
O sistema GKV é financiado por um fundo comum de saúde das seguradoras que acumula as contribuições compulsórias sobre os salários, a partir do qual é aplicada uma taxa de contribuição uniforme de 14,6%, sendo metade paga pelo empregado e a outra metade pelo empregador, ou seja, cada um contribuindo com 7,3%. Os servidores públicos e autônomos, por sua vez, pagam integralmente a contribuição. Já a cobertura aos desempregados e deficientes, é garantida através de contribuições aos Fundos realizadas pelo Estado. Por outro lado, um seguro privado de saúde na Alemanha vai ter valores que variam de acordo com a sua idade, estado de saúde e o âmbito dos benefícios, entre outros fatores.
Os benefícios no GKV são exigidos por lei e correspondem em linhas gerais, a serviços de atendimento médico e hospitalar restrito, serviços ambulatoriais e tratamento dental básico. Já como segurado privado, você determina seus benefícios individualmente de acordo com seus desejos e, muitas vezes, desfruta de melhores cuidados médicos. Um dos grandes atrativos do seguro de saúde estatal na Alemanha é que
...