RESENHA DO FILME: PONTO DE MUTAÇÃO
Por: loghan2 • 12/1/2017 • Trabalho acadêmico • 776 Palavras (4 Páginas) • 858 Visualizações
[pic 1]
DIRETORIA DE ENSINO
DEPARTAMENTO DE TURISMO, HOSPITALIDADE E LAZER
CURSO TECNOLÓGICO DE GESTÃO DESPORTIVA E DO LAZER
MATEUS DÓRIA DE SOUSA
RESUMO DE AS CONEXÕES OCULTAS: CIÊNCIA PARA UMA VIDA SUSTENTÁVEL
FORTALEZA
JULHO / 2016
MATEUS DÓRIA DE SOUSA
RESUMO DE AS CONEXÕES OCULTAS: CIÊNCIA PARA UMA VIDA SUSTENTÁVEL
Resumo apresentada a disciplina de metodologia e técnicas de pesquisa no curso de Gestão desportiva e de lazer do Instituto Federal do Ceará – IFCE, 2016 – 1.
Professora: Maria Inez I. Moreira
Fortaleza
Julho – 2016
A VIDA E A LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES HUMANAS
As empresas atuais necessitam de uma transformação fundamental mesmo verificando-se uma situação econômica excelente. O fato é que os grandes executivos estão sobrecarregados e não têm tempo para se relacionar com amigos e familiares. Além disso as empresas de hoje em dia mudam sua situação econômica com incrível rapidez e junto vêm as mudanças estruturais e culturais.
Complexidade e mudança
A complexidade se tornou uma das bases das sociedades industriais de hoje. A tecnologia eletrônica faz parte da complexidade dessas empresas tornando o ambiente empresarial irreconhecível e isso afeta diretamente na sobrevivência da humanidade. A mudança fundamental é necessária no plano atual por questões adaptativas e sustentáveis onde as empresas parecem incapazes de mudar. A compreensão sistêmica da vida e fundamental para administração das atuais organizações empresariais onde a administração e a tecnologia estão ligadas a criação de conhecimento.
Metáforas da administração
Dirigir uma organização está na base de uma administração que visa atingir as metas e objetivos utilizando metáforas para identificar perspectivas gerais. As principais metáforas são da organização como máquina (controle e eficiência), como organismo (desenvolvimento, adaptação), como cérebro (aprendizagem organizativa), como cultura (valores, crenças) e como sistema de governo (conflitos de interesse, poder).
Redes sociais
Praticamente todas as organizações não – governamentais (ONG ’s), escolas, no cenário político e vários movimentos políticos e culturais organizam-se através da rede eletrônica.
Comunidades de prática
Esse termo foi inventado por Etienne Wenger, teórico da comunicação, para designar essas redes sociais autogeradoras. Existem muitos tipos diferentes de comunidades que assumem compromissos mútuos referindo-se a uma rede de comunicações autogeradora para criação de um corpo comum de conhecimentos. A dinâmica da cultura relaciona-se a geração de um contexto comum de significados, de um corpo comum de conhecimentos e de regras de conduta.
A organização viva
Nestas organizações permuta-se habilidades e gera-se um conhecimento tácito no empreendimento conjunto. A organização formal deve reconhecer e apoiar as suas redes informais de relacionamentos incorporando suas inovações a estrutura.
...