Trabalho de História Aplicada ao Turismo Nacional e Brasil/América do Sul
Por: pedro2541 • 8/4/2021 • Projeto de pesquisa • 3.306 Palavras (14 Páginas) • 319 Visualizações
[pic 1] Sociedade de Ensino Regional Ltda. Colégio SOER | Autorização do Colégio SOER - Portaria DRE 27/03/2007, Publicado DO 28/03/2007 Credenciado e autorizado em Educação a Distância - CEE/SP - Parecer 250/10 Autorização dos Cursos de EJA Fundamental e Médio/EAD - CEE/SP - Parecer 49/12 Recredenciado - CEE/SP - Parecer 168/16 / Portaria CEE-GP nº 163/16 Rua Ipiranga, 681 – Nova York – Araçatuba/SP, CEP: 16018-305 Fone/Fax (18) 3625-6960/ 3117-7481/ 3117-7482 www.colegiosoer.com.br / contato@colegiosoer.com.br |
Curso de Habilitação Profissional Técnica em Guia de Turismo Nacional Brasil/América do Sul
Trabalho de História Aplicada ao Turismo Nacional e Brasil/América do Sul
[pic 2]
[pic 3] Sociedade de Ensino Regional Ltda. Colégio SOER | Autorização do Colégio SOER - Portaria DRE 27/03/2007, Publicado DO 28/03/2007 Credenciado e autorizado em Educação a Distância - CEE/SP - Parecer 250/10 Autorização dos Cursos de EJA Fundamental e Médio/EAD - CEE/SP - Parecer 49/12 Recredenciado - CEE/SP - Parecer 168/16 / Portaria CEE-GP nº 163/16 Rua Ipiranga, 681 – Nova York – Araçatuba/SP, CEP: 16018-305 Fone/Fax (18) 3625-6960/ 3117-7481/ 3117-7482 www.colegiosoer.com.br / contato@colegiosoer.com.br |
Curso de Habilitação Profissional Técnica em Guia de Turismo Brasil/América do Sul
Nome: PEDRO HENRIQUE MORAIS
RA: 22371
Turma: T.G.T. - 050
Trabalho de
História Aplicada ao Turismo Nacional e Brasil/América do Sul
RIBEIRÃO DAS NEVES-MG
2021
01-
O estado de São Paulo oferece um dos mais vastos circuitos culturais, com diversas opções que atende a maioria das pessoas, as opções vão desde museu da imigração a futebol, de arte moderna a mobiliário histórico, os acervos permanentes e exposições temporárias, a grande maioria oferece ingressos grátis em pelo menos um dia da semana.
O museu de arte de São Paulo Assis Chateaubriand– MASP é um prédio cartões-postais da Avenida Paulista e de São Paulo. O maior museu da América Latina foi o primeiro museu moderno do país, fundado em 1947 por Assis Chateaubriand, e cujo prédio atual (desde 1968) foi assinado por Lina Bo Bardi, é considerado um marco da arquitetura brasileira. Com a sustentação de pilares de concreto, a estrutura forma externamente um “vão livre” onde a população pode trafegar ou permanecer nos espaços de praça, dividindo parte de seu cotidiano com o museu. Do lado de dentro os vidros espelhados permitem admirar parte da extensão da Paulista.
O acervo riquíssimo tem em torno em torno de 8 mil peças, incluindo obras de mestres como Portinari, Van Gogh, Renoir, Rodin, Picasso e Monet. O icônico prédio também tem outros encantos. O vão livre do MASP recebe frequentemente eventos e shows musicais gratuitos e a feira de antiguidades aos domingos pela manhã.
O MASP completa nesse ano de 2020 seus oitenta anos e atualmente está localizado em uma das avenidas mais importantes de São Paulo, a Avenida Paulista. Polo econômico e cultural, a Avenida Paulista é famosa pelos conjuntos arquitetônicos, cafés e os mais diversos restaurantes instalados ao longo da avenida.
O MASP está aberto de terça a domingo, sendo que nas terças a entrada é gratuita. Também é gratuita a entrada para a pessoa com deficiência e acompanhante. Estudantes, professores e maiores de sessenta anos pagam vinte reais (R$20,00) pela entrada enquanto adultos sem meia entrada pagam quarenta reais (R$40,00). Nas terças-feiras, o horário de funcionamento inicia às 10h:00 da manhã encerrando às 20h:00. De quarta a domingo o horário de abertura é as 10h:00 com encerramento às 18h:00.
O Museu é considerado uma das mais importantes instituições culturais brasileiras que abriga a maior coleção de arte Europeia da América Latina. Destaque para a Vanguarda e suas escolas Francesas, Inglesas, Italianas e Espanholas. Do impressionismo de Auguste Renior e Claude Monet ao Cubismo de Pablo Picasso, o acervo é diversificado e conta não somente com pinturas, mas também gravuras, desenhos, objetos de design, cerâmica e mobiliário. Além possuir um rico acervo fotográfico, histórico documental e referências de vários artistas, sua biblioteca é referência em história da arte e claro, um convite para pesquisadores, artistas, estudantes e ao público em geral interessado em arte Conceitual e de Vanguardista.
Outra atração do museu é a estátua de mármore da deusa Higéia, peça de século IV a.C, figura da mitologia grega, considerada a deusa da saúde da limpeza e da sanidade. A peça tem autor desconhecido e faz parte da coleção arqueológica do museu. Além de obras e documentos de artistas clássicos e contemporâneos o museu é reconhecido por ser porta de entrada para exposições e mostras temporárias, o que permite ao visitante encontrar sempre uma novidade a cada visita.
O Museu do futebol situado logo abaixo das arquibancadas do estádio do Pacaembu, numa área de 6.900 m², é um dos espaços culturais mais interativos e interessantes de São Paulo, e costuma agradar mesmo quem não é fã do esporte. Um dos mais antigos estádios brasileiros, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um dos museus mais visitados do país.
Distribuído em 15 salas temáticas, o museu descreve de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da história e da cultura. É um museu, aberto ao convívio de todos os públicos, amantes ou não do esporte mais popular do planeta. O atendimento ao visitante é prioridade nas ações educativas do Museu, que também concebe e desenvolve exposições temporárias e itinerantes, além de diversificada programação cultural. O acervo do Museu reúne imagens históricas, itens de torcedores, gravações originais de partidas do tempo do rádio, depoimentos de técnicos e jogadores e muito mais.
...