A Importancia Da Comunicaçao No Meio Empresarial
Artigo: A Importancia Da Comunicaçao No Meio Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: natylia • 1/10/2013 • 772 Palavras (4 Páginas) • 1.143 Visualizações
Dever e Liberdade
O ato moral provoca efeitos não só na pessoa que age, mas naquelas que a cercam e na própria sociedade como um todo. Portanto, para ser moral, um ato deve ser livre, consciente, intencional, mas também solidário. O ato moral supõe a solidariedade e a reciprocidade com aqueles com os quais nos comprometemos. Esse compromisso não é superficial e exterior, mas revela-se como uma “promessa” pela qual nos vinculamos á comunidade.
Dessas características decorre a exigência da responsabilidade. Responsável é a pessoa consciente e livre que assume a autoria do seu ato, reconhecendo-o como seu e respondendo pelas consequências dele
A responsabilidade cria um dever: o comportamento moral, por ser consciente, livre e responsável é também obrigatório. Mas a natureza da obrigatoriedade moral não está na exterioridade; é moral justamente porque o próprio sujeito impõe-se o cumprimento da norma. Pode parecer paradoxal, mas a obediência á lei livremente escolhida não é coerção: ao contrário, é liberdade. Como juiz interno, a consciência moral avalia a situação, consulta as normas estabelecidas interioriza-as como suas ou não, toma decisões e julga seus próprios atos. O compromisso humano é a obediência á decisão livremente assumida.
Desejo e Vontade
O que caracteriza fundamentalmente o agir humano é a capacidade de antecipação ideal do resultado a ser alcançado. Por isso o ato moral é um ato voluntário, ou seja, um ato de vontade que decide realizar o fim proposto.
É importante não confundir desejo e vontade. O desejo não resulta de escolha, porque surge em nós como toda força e exigência de realização. Já a vontade consiste no poder de reflexão que antecede a realização ou não do desejo. Seguir o impulso do desejo sempre que ele se manifesta é a negação da moral e da possibilidade de qualquer vida em sociedade. Aliás, a educação da criança supõe aprender a avaliar a adequação ou não de realizar o desejo, a fim de priorizar alguns, adiar outros e rechaçar os que lhe parecem inadequados.
Ética aplicada
A partir da segunda metade do século XX, intelectuais das mais diversas áreas têm refletido sobre o desenvolvimento das tecnologias que têm sido danosas ao ambiente. Há tempos os ecologistas nos advertem sobre os riscos decorrentes do desrespeito ao equilíbrio da natureza.
Ao longo desse debate, desde a década de 1970,surgiram teóricos da chamada ética aplicada, um ramo recente da reflexão filosófica da qual podemos destacar temas com bioética, ética ambiental (ou ecoética ) e ética de negócios .
O que há de comum nesses três ramos da ética aplicada é o diálogo multidisciplinar, que não se restringe aos filósofos, mas se amplia na interlocução com diversos profissionais, conforme o campo da pesquisa, tais como medicina, biologia, política e psicologia. Além, evidentemente, de dar voz ás pessoas comuns leigas no assunto, mas que de fato sofrem o impacto dessas alterações que vêm ocorrendo no mundo em velocidade assustadora.
A ética aplicada é, portanto, um ramo contemporâneo da filosofia que nos coloca diante do desafio da deliberação sobre problemas práticos, que exigem conscientização dos riscos que nos ameaçam e a justificação racional
...