A Mídia e Segurança Pública
Por: Leo Moreira • 26/9/2018 • Dissertação • 357 Palavras (2 Páginas) • 174 Visualizações
Curso: Segurança Pública e Social
Disciplina: Mídia e Segurança Pública.
O curso da história da humanidade tem sido construído por diferentes culturas, ciências, religiões e pela mídia. A mídia, dessa forma, ocupa um patamar importante nos assuntos relacionados a política, sociedade e economia. Esse meio de comunicação (mídia) alicia na população uma maneira de agir e pensar, criando mecanismos capazes de manipular, ocultar e expor pedaços da realidade existente no mundo.
Nos encontramos em uma crise de credibilidade política, institucional e econômica. Sendo mais específico, a crise noticiada pelas grandes imprensas, teria se instalado na área da segurança pública do Rio de Janeiro após a entrada da cidade no circuito de megaeventos esportivos. O que queremos dizer não é que os eventos esportivosgeraram uma crise no estado e sim que a experiência do estado do Rio de Janeiro em organizar eventos de grande magnitude é mínima em relação a importância do fato, uma vez que são escassas as referências técnicas e econômicas para sediar tais eventos.
É nessa linha tênue, entre oportunidade e preparo que a mídia encontra sua justificativa para afirmar que a crise na Segurança Pública foi advinda dos megaeventos. Do ponto de vista econômico, o orçamento público se direciona para realização de megaeventos esportivos em detrimento a oportunidade de se priorizar esse orçamento em outras áreas, notadamente em áreas de demanda social, como aperfeiçoamento e especialização dos órgãos da Segurança Pública. Outra violação é o que se chamou de legado urbano cujos planos diretores estão voltados para atender as demandas urbanas somente nas áreas em torno de estádios e instalações esportivas, gerado um efeito no espaço físico da cidade que pode ser identificado como algo similar a “gentrificação”, entendido como a remoção de milhares de pessoas de seus locais de moradia para dar lugar a obras de estádios e aeroportos, tendo como consequência o processo de favelização e o aumento do índice de criminalidade.
Portanto, a mídia dá visibilidade às discussões e aos problemas sociais, sendo capaz de transformá-los em problemas públicos, além do mais, a mídia atua em cima da fragilidadehumana, estimulando a sensação de insegurança e colocando em cheque e culpando os órgãos de Segurança Pública.
...