A Sustentabilidade de Condomínios Residenciais
Por: Messias Silva • 9/12/2021 • Trabalho acadêmico • 492 Palavras (2 Páginas) • 115 Visualizações
Sustentabilidade de Condomínios Residenciais
Claudio Márcio de Lima Silva¹
Ewerton Hudson da Silva Souza²
Raimundo Mesias da Silva Silva³
Eliane de Castro Coutinho[pic 1]
Oniwendel Pereira[pic 2]
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Conforme, OLIVEIRA e HENKES (2016, p. 601), quando afirmam que, “[...] O alto gasto com água é hoje um grande problema para os condomínios. Dependendo da estrutura do prédio e do número de moradores, o custo da água pode atingir o topo dos maiores gastos de todo o seu orçamento condominial [...]”. Com isso são necessárias estratégias, como a capitação da água da chuva, para reutilizá-la em banheiros, jardins e na limpeza das residências.
Dando ênfase a necessidade de sustentabilidade podemos relacionar condomínios que buscam a sua auto sustentabilidade
Atualmente, está em voga questões sobre sustentabilidade e atrelado a ela estão os conceitos desse princípio que visa melhorar a qualidade de vida do homem e do ambiente. De maneira geral, acredita-se que a sustentabilidade somente pode ser alcançada em níveis governamentais e empresariais, porém, com pequenas atitudes cotidianas, pode-se implantar esse conceito em residências. De acordo com Leonardo Spritzer, Gestor Ambiental, auto sustentabilidade do condomínio, este conceito já pode ser implementado em condomínios residenciais. (FERREIRA e HENKES, 2018, p. 812)
E com base nesses e outros estudos, a mudança tem que acontecer agora, e a sociedade civil tem um papel muito importante na hora de elaborar suas construções prevendo essa auto sustentabilidade para sua residência.
Segundo Oliveira e Henkes (2016), “não se pode deixar que o desenvolvimento sustentável, seja visto como uma utopia, pois como sujeitos de direitos que somos, temos como dever criar meios para efetivação de um meio ambiente equilibrado, criando mega soluções para megaproblemas [...]” Essa necessidade da utilização da sustentabilidade faz como que as tecnologias aplicadas sejam ferramentas importantes nas estratégias de controle à degradação ambiental favorecendo assim às soluções dos megaproblemas citadas pelo autor.
E quando se fala de crise ambiental, são necessários, analisar diversos pontos, sejam esses relacionados com os recursos naturais ou relacionados com a saúde mental, ou seja, aspectos culturais, emocionais e espirituais, sendo assim, para superar essa crise ambiental, além do desenvolvimento socioeconômico e ambiental, que garante o desenvolvimento sustentável, tem que mudar as práticas destruidoras da população, através da conscientização e educação ambiental garantindo, assim, a proteção do planeta para as gerações futuras (SPERANDIO, 2006).
REFERÊNCIAS
FERREIRA, Renato Aparecido; HENKES, Jairo Afonso. UMA ANÁLISE SOBRE A SUSTENTABILIDADE EM UM CONDOMÍNIO RESIDENCIAL. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, [S.l.], v. 7, n. 4, p. 810-836, dez. 2018. Disponível em:http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/gestao_ambiental/article/view/7304, Acesso em: 25 maio 2021.
OLIVEIRA, Ana Paula Nunes de; HENKES, Jairo Afonso. CONDOMÍNIOS SUSTENTÁVEIS: DESAFIOS DA ESCASSEZ DOS RECURSOS NATURAIS. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, [S.l.], v. 4, n. 2, p. 602-625, out. 2015. Disponível em: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/gestao_ambiental/article/view/3227 , Acesso em: 25 maio 2021
...