A internet
Seminário: A internet. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: inesfreixo • 22/3/2014 • Seminário • 418 Palavras (2 Páginas) • 229 Visualizações
A Internet
A Internet
A internet é, basicamente, um mecanismo de disseminação da informação e divulgação mundial e um meio para a colaboração e interacção entre indivíduos e os seus computadores, independentemente das suas localizações geográficas…
A internet tem revolucionado o mundo dos computadores e das comunicações como até então nenhuma outra invenção foi capaz de o fazer.
A Origem/ História da Internet
A internet surgiu a partir de pesquisas militares nos períodos áureos da guerra fria.
Na década de 1960, quando dois blocos ideológicos e politicamente antagónicos exerciam um enorme controlo e influência no mundo, qualquer mecanismo, qualquer inovação, qualquer ferramenta nova poderia contribuir nessa disputa liderada pela União Soviética e por Estados Unidos: as duas superpotências compreendiam a eficácia e necessidade absoluta dos meios de comunicação.
Surgiu a partir de um projecto da agência norte-americana Advanced Research and Projects Agency (ARPA) que tinha como objectivo conectar os computadores dos seus departamentos de pesquisa.
A Internet nasceu, então, a partir da ARPANET que interligava quatro instituições, tendo início em 1969.
Os pesquisadores e estudiosos do assunto receberam o projecto à disposição, para trabalhar. Deste estudo que perdurou na década de 70, nasceu TCP/IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol), grupo de protocolos que é a base da Internet desde aqueles tempos até hoje.
A partir de 1993 a Internet deixou de ser uma instituição de natureza apenas académica e passou a ser explorada comercialmente, tanto para a construção de novos backbones por empresas privadas (PSI, UUnet, Sprint,) como para fornecimento de serviços diversos, abertura essa a nível mundial.
A Evolução da Internet
Durante sua vida a Internet sofreu muitas mutações, sempre se adaptando a novas realidades. Mudou o perfil de seus usuários, mudaram as características dos computadores a ela ligados, a velocidade das redes, programas aplicativos, enfim, praticamente tudo.
Inicialmente, os computadores ligados a estas redes eram grandes computadores – mainframes. No entanto, a evolução das redes foi acompanhada pela evolução dos computadores e pela vulgarização do computador pessoal, dada vez mais potente e mais barato. Assim, primeiro com a comunidade académica e científica, que a usa para partilhar conhecimentos e projectos de investigação, e depois com o público em geral, a Internet não parou de crescer. E quando em 1991 Al Gore faz o seu célebre discurso sobre as auto estradas da informação, os termos Information Superhighway e Internet entram para o vocabulário comum.
Em 1994 havia cerca de 20 milhões de pessoas "ligadas" à internet e crescia à razão de 100.000 novos utilizadores por mês. Hoje ninguém se atreve a estimar o número de utilizadores da net.
...