AS CEM LINGUAGENS DA CRIANÇA
Artigo: AS CEM LINGUAGENS DA CRIANÇA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sowa • 20/3/2015 • 405 Palavras (2 Páginas) • 467 Visualizações
Projeto de Pesquisa
1. Título
A importância do ensino de Filosofia na Educação.
2. Tema
O Ensino da Filosofia no Ensino Educacional.
3. Objetivo
O presente trabalho tem como objetivo compreender esta nova disciplina no currículo educacional e intensificar o seu entendimento.
Analisar e coordenar um conhecimento estruturado do pensamento filosófico-educacional em nosso país.
Criar bases que sustentem e possam transmitir os valores e a importância da Filosofia no desenvolvimento do pensamento interrogativo e a riqueza na formação de seus educadores.
Investigar o âmbito teórico na área da Filosofia da Educação presentes na bibliografia a ser pesquisada.
4. Problema
Qual é a importância do ensino da Filosofia para a educação?
5. Justificativa
No Ensino Médio, o jovem depara-se com uma nova disciplina, que para maioria deles, pode parecer estranho e incompreensível, mas pode vir a orientá-los a tornarem-se investigadores de ideias e noções, através de técnicas de lógica e argumentação.
6. Metodologia
O método de trabalho a ser privilegiado combinará nesta investigação uma análise conceitual e histórica objetivando analisar o alcance das avaliações para melhor e maior compreensão dos conflitos atuais.
Tomarmos como referência bibliográfica obras de Chauí e Cortella. Selecionar os demais textos que pertencem ao montante da obra dos autores, investigando também artigos, teses e princípios que possam contribuir para o diagnóstico do tema abordado.
7. Referencial teórico
O referencial teórico da pesquisa traz CHAUÍ (1999) com algumas questões sobre “Para que Filosofia?”, importantes na análise sobre a importância do Ensino da Filosofia na Educação. E também CORTELLA (1988), contribuindo de como a Filosofia pode dar entendimento ideológico conservador e transformador dos conhecimentos constituídos pela humanidade, apontando essa essência na própria Filosofia, afastando a dimensão de inutilidade ou divindade que ela traz consigo.
8. Bibliografia
CHAUI, M. Convite à Filosofia. 12ª edição. São Paulo. Editora Ática. 1990.
CORTELLA, M. S.. Filosofia. São Paulo. Ministério da Educação. 1988.
MORAES, A.B. de; MONTEIRO, M. N.. As contribuições da Filosofia da Educação para o Ensino Médio Profissionalizante em Magistério. Departamento de Fundamentos da Educação, Universidade Federal do Pará. Disponível em http://www.ufpa.br/rcientifica/ed_anteriores/pdf/ed_03esp_abm.pdf. 10/09/2013.
TOMAZETTI, E. M.. Filosofia da Educação e formação de Professores em algumas Universidades Brasileiras entre os anos 40 e os anos 60. Universidade Federal de Santa Maria- UFSM. Disponível em http://www.anped.org.br/reunioes/23/textos/1704t. 11/09/2013.
...