ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Trabalho Escolar: ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pedrogabriela • 3/4/2014 • 521 Palavras (3 Páginas) • 755 Visualizações
Faculdade Anhanguera JK de Brasília
Curso: Administração
Série: 5° semestre
ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Taguatinga, 12 de abril de 2013
INTRODUÇÃO
No decorrer desta pesquisa serão abordadas questões sobre um país em crescimento, que é destino de grandes investimentos dos países principalmente em construção de fábricas, compra de equipamentos e infraestrutura básica.
A China tem uma participação de 6% no PIB mundial e nas exportações, seus principais investidores são Hong Kong, Japão e Coréia do Sul. Atualmente têm aumentando sua participação em importações de produtos primários do Brasil.
MERCADO CHINA
Nos últimos anos a economia da China vem crescendo cada vez mais, desde quando atingiu entre 1980 e 1990 a taxa de crescimento econômico de 9,5% a.a, superior aos países do leste asiático. Isso devido as Reformas de 1978, onde foram definidas 4 modernizações. O baixo desenvolvimento chinês nos anos 60 e 70 foram devido aos desequilíbrios setoriais (em particular o atraso da agricultura) originados da estratégia do "grande salto a frente" proposta por Mao no final dos 50s.
As tendências em curso na economia chinesa apontam na direção de uma maior articulação do mercado interno e redução do ritmo de crescimento das exportações. As importações têm tido uma trajetória expansiva decorrente do barateamento cambial e progressiva redução das barreiras não tarifárias e das tarifas.
Algumas tensões se avolumam devido ao crescimento desigual e favorável às zonas costeiras exportadoras. Há necessidade de investimento em infra-estrutura requerido pelas regiões do interior. Também há déficit de infra-estrutura de transportes tanto rodoviário quanto ferroviário, em energia elétrica que tende a aumentar com o crescimento da urbanização.
Segundo a Lei da China para Empresas Estrangeiras, o estabelecimento de empresas estrangeiras na China deve ser conducente para o desenvolvimento de economia nacional, e deve satisfazer pelo menos uma das seguintes condições: exercer com a tecnologia e equipamento internacionalmente avançados; e que todo ou a maior parte dos seus produtos serão orientados para exportação.
As empresas que investem na China são tributadas a uma taxa padrão de 33% (30% de imposto do governo central e 3% de sobretaxas locais). No entanto, nas áreas de concessão de impostos especiais, estes são reduzidos para taxas de 15% ou 24%. A empresa nova que se comprometer em atividades de produção por um período superior a 10 anos, tem direito a 5 anos de isenção de impostos. As empresas de investimento estrangeiro que apliquem tecnologia avançada podem ter uma redução de 50% nos impostos durante 3 anos.
A China assinou acordos com a maior parte dos seus parceiros comerciais para evitar a dupla tributação
...