ATPS - Teoria Da Administração
Dissertações: ATPS - Teoria Da Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DPONCE • 5/11/2013 • 7.137 Palavras (29 Páginas) • 269 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
SOROCABA- SP
2013
Nome e RA
Prof. EAD da Disciplina: Ma. Monica Satonali
SOROCABA 09 de Outubro de 2013.
Introdução
O objetivo deste trabalho é conhecer as teorias da administração, dentro da visão temática de processos administrativos, estudadas nos conceitos fundamentais da administração.
Com base nas pesquisas realizadas sobre as sete teorias propostas, a saber: Teoria da administração científica, teoria clássica, teoria da burocracia, teoria neoclássica, teoria das relações humanas, teoria comportamental e teoria da contingência, abordaremos duas questões fundamentais no estudo da administração moderna das empresas.
Nossa proposta é esclarecer como é importante uma administração estruturada com planejamento, organização, comando, coordenação e controle e acima de tudo ética e responsabilidade social.
Etapa - 1
O livro relata desde a era feudal até o capitalismo, explicando a história pelo estudo da teoria econômica e ao mesmo tempo faz o contrário, ou seja, explica a economia através do estudo da História
Na época do feudalismo o trabalho era bem diferente dos dias de hoje que dificilmente reconheceríamos, o trabalho era agrícola, ou seja, na terra, cultivando o grão ou guardando o rebanho para utilizar a lã no vestuário.
A maioria das terras agrícolas da Europa ocidental e central estava dividida em áreas conhecidas como "feudos" e para cada propriedade feudal tinha um senhor.
Uma característica curiosa do sistema feudal é que as terras não eram contínuas, mas dispersas em faixas.
Duas características importantes do sistema feudal. Primeiro, a terra arável era dividida em duas partes, uma pertencente ao senhor e cultivada apenas para ele, enquanto a outra era dividida entre muitos arrendatários.
Um dos efeitos mais importantes do aumento do comércio foi o crescimento das cidades, sendo como modelo na Itália e Holanda.
A política mercantilista ocasionou a desvalorização da moeda, já que, a cunhagem passou a ter menos quantidade de metais preciosos. O desenvolvimento do comércio e indústria, e a revolução dos preços, tornaram o dinheiro mais importante do que os homens, e a terra passou a ser considerada como fonte de renda.
“O mercantilismo não era um sistema no atual sentido da palavra, mas antes um número de teorias econômicas aplicadas pelo Estado em um momento ou outro, num esforço para conseguir riqueza e poder”
“Como a integração para o Capitalismo o dinheiro só se torna capital quando é usado para adquirir mercadorias ou trabalho com a finalidade de vendê-los novamente, com lucro” Quando o dinheiro é empregado num empreendimento ou transação que dá lucro (ou promete dar), esse dinheiro se transforma em capital.
A máquina já vinha ajudando o homem no trabalho diário já um bom tempo. “Mas com a associação da máquina à força do vapor ocorreu uma modificação importante no método de produção.
O aparecimento da máquina movida a vapor foi o nascimento do sistema fabril em grande escala. Ao compreender que o instrumento para abolir o capitalismo era o proletariado, dedicou sua atenção ao preparo e organização da classe trabalhadora para suas lutas políticas e econômicas
Os melhores fregueses então foram aqueles que adotaram o livre comércio, justamente aqueles que não conseguiram desenvolver sua indústria a ponto de fabricar aquilo necessário para atender a demanda interna. Formaram-se os monopólios: fusão, concentração. “O monopólio não foi uma imposição, mas uma evolução da própria concorrência... O monopólio surgiu de dentro da concorrência”
Etapa - 2
Teorias Clássicas da Administração
Idealizada por Henry Fayol, caracteriza-se na ênfase industrial com uma visão de “Homem econômico” buscando maior eficiência. Fayol sofreu muitas criticas na época sendo algumas delas como: Obtenção de comando, empresa com um sistema fechado, e sobre incentivos materiais e salariais para trabalhadores em que era a favor.
Paralelamente aos estudos de Frederick Taylor que desenvolveu estudos focados na administração ele publicou tardiamente suas obras nos estudos focados na administração ele publicou tardiamente sua obra nos estados unidos da América. Com idéia de complementar os idéias de Taylor na administração cientifica, que visava somente à eficiência e a eficácia na produção industrial, Fayol criou quatorze princípios básicos administrativos:
Divisão do trabalho;
Autoridade
Disciplina
Unidade de comando (Um funcionário deve receber ordem de apenas um chefe);
Unidade de direção (Plano de atividade para todos trabalharem com os mesmos objetivos)
Subordinação de interesses individuais (interesses da organização prevalecem sobre os individuais)
Remuneração
Centralização ou descentralização (centralizar atividades vitais)
Hierarquia
Equidade (direitos iguais)
Estabilidade dos funcionários (diminuir da rotatividade de funcionários para outras funções - adaptação)
Iniciativa e
Espírito de Equipe.
Fayol considerou as seguintes funções: Técnicas, Comerciais, Financeiras, Segurança e Contábeis, sendo essas básicas de qualquer empresa, porém são as funções administrativas que
...