Adm Geral
Trabalho Universitário: Adm Geral. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 02667348125 • 6/5/2014 • 1.065 Palavras (5 Páginas) • 429 Visualizações
ATIVIDADES DA AULA 2 (LEITURA: INTERPRETAÇÂO DE TEXTOS)-1.25
RESPONDA ÀS QUESTÕES:
1. No primeiro parágrafo, a frase “Nada disso se entendia comigo” pode ser traduzida por:
A) Todas as imagens associadas ao cometa antecipavam a possibilidade de fim do mundo.
B) Ela era apenas uma criança. Sabia que o universo dos adultos deveria proteger a pureza, peculiar aos que não entendiam de cometa nem de medo.
C) O espanto e o medo – provocados pelo prenúncio do fim do mundo – eram construções de imagens e sentidos dissociados do universo infantil.
D) Criança não precisa entender de medo.
E) O cometa era um fenômeno telúrico, distante do mundo das crianças, por isso somente deveria provocar espanto aos adultos.
2. Cecília Meireles diz: “Lembro-me, porém, vagamente, de umas mulheres nervosas que choravam, meio
desgrenhadas, e aludiam a um cometa”. Essa lembrança
A) constitui na memória da autora o prenúncio do que, para ela, suscitava a ideia de fim de mundo.
B) complementa a ideia que a autora construiu do que seria a realidade no ponto de vista das crianças.
C) confirma na memória da autora a inconsistência do medo das mulheres, pois a passagem do cometa era algo improvável.
D) substancializa o medo das crianças diante da possibilidade do fim do mundo.
E) define a forma a partir da qual o cometa passaria sobre as pessoas.
3. Nas correlações de significados entre o ponto de vista dos adultos e das crianças, pode-se concluir que o cometa
A) seria apenas um ato efêmero, uma luz insignificante que vagava pela imensidão do universo.
B) representa no imaginário infantil um construto simbólico totalmente associado às coisas medonhas, terríveis e catastróficas.
C) estabelece nas consciências uma percepção ilusória de mundo.
D) estabelece um contraste: o que é medonho e terrível para os adultos é arrefecido pelo imaginário fantástico das crianças.
E) provoca uma similaridade entre as percepções das mulheres, por exemplo, e a forma como as crianças reagem diante da possibilidade de fim de mundo.
4. A construção imaginária da tragédia anunciada que poderia ser provocada a partir da passagem do cometa adquire essa perspectiva
A) quando o cometa desaparece no céu.
B) no momento em que o cometa se assemelha a um pavão branco ou a uma noiva que caminhava pela noite.
C) associada ao conflito que se estabelece entre o sentimento das mulheres e a imagem de algo maravilhoso percebida pela criança.
D) nas correlações simbólicas do universo infantil.
E) no ponto de vista catastrófico dos adultos.
5. No texto, os termos “[...] riam à socapa” e “comborça” podem ser substituídos sem prejuízo na construção de sentido do texto pelos equivalentes:
A) riam desvairadamente e amante.
B) riam intermitentemente e manteúda.
C) riam sem controle e meretriz.
D) gargalhavam e namorada.
E) riam sorrateiramente e amante.
6. No excerto retirado do texto: “Tudo nela era atenuado e passivo. O próprio rosto era mediano, nem bonito nem feio.
Era o que chamamos uma pessoa simpática. Não dizia mal de ninguém, perdoava tudo. Não sabia odiar; pode ser até que não soubesse amar”, qual a função textual do termo
grifado?
A) É um recurso que estabelece a associação semântica, pois cria ligações entre seus diferentes segmentos, além de emprestar ao texto interesse, relevância e, por vezes, graça.
B) É um recurso de conexão entre as partes do texto, pois estabelece uma relação de adição.
C) É um recurso reiterativo, pois promove a retomada de referências feitas em segmentos presentes no texto, estabelecendo a continuidade referencial.
D) É um recurso de repetição gramatical, pois corresponde a marcar a ênfase que se pretende atribuir a um determinado
segmento.
E) É uma expressão descritiva – que não é sinônimo, nem hiperônimo, mas no texto funciona como se fosse um sinônimo ou equivalente.
7. Quanto à compreensão geral do texto e aos elementos que compõem a narrativa, verifique as seguintes asserções:
I. O foco narrativo é de terceira pessoa
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