Admnistração
Por: lilianmarcon • 21/9/2015 • Trabalho acadêmico • 499 Palavras (2 Páginas) • 217 Visualizações
Como a previsão de vendas influencia o estoque de matérias da empresa?
A grande parte das empresas necessita de matérias primas para poderem atuar no mercado, pois sem esses insumos não há transformação em produto final e, não havendo produto final, não há comercialização.
No entanto, é preciso salientar que, falar em gestão de matéria prima é falar em gestão de custos, sim custos.
Muitos, ao analisarem a grosso modo a compra e manuseio da matéria prima, pensa que o único custo envolvido nesse sistema refere-se ao valor desembolsado para a aquisição dos mesmos, no entanto, não observam os custos envolvendo a estocagem e, inclusive, o desperdício, devido a diversos fatores como prazo de validade, sobras das linhas produtivas, etc.
Pois bem, ao tratarmos especificamente sobre a gestão de estoques nas empresas devemos entender alguns pontos.
O controle de estoque deve buscar diminuir o dinheiro a ser investido, pois ele é caro e aumenta continuamente, uma vez que, o custo financeiro também se eleva. Uma empresa, como já dito, não poderá trabalhar sem estoque, pois, sua função amortecedora entre vários estágios de produção vai até a venda final do produto.
Somente algumas matérias-primas têm a vantagem de estocar, em razão da influência da entrega do fornecedor. Outras matérias-primas especiais, o fornecedor precisa de vários dias para produzi-la.
Assim, a função do gestor de estoque é de suma importância para a empresa, sendo que são controlados os desperdícios, desvios, apura-se valores para fins de análise, bem como, apura o demasiado investimento.
Pois bem, não podemos nos esquecer de algo importantíssimo, a necessidade de estoque está diretamente ligada à demanda, ou seja, quanto mais produto é demandado do mercado, maior a necessidade de matéria prima.
Visto isso, o gestor de estoques deve estar sempre atualizado quanto a demanda exigida do mercado, buscando manter sempre um nível de estoque mínimo, de forma a não exceder na quantidade de pedidos superlotando seus galpões e automaticamente aumentando seus custos de estocagem, ou até mesmo, efetuar compras insuficientes, causando problemas de falta de matéria-prima para suportar a demanda da linha de produção.
Enfim, é certo que a demanda influencia diretamente no estoque, pois um erro de calculo pode causar um sério dano a imagem da empresa, pois não entregar um pedido nas especificações certas pode prejudicar e muito seus clientes.
Desta maneira, é possível entender o tamanho da importância que tem o conhecimento das necessidades de demanda de uma empresa, pois pequenos erros de cálculos podem ocasionar sérios danos para toda uma cadeia (fornecedor – empresa – cliente).
...