Alfabetização
Tese: Alfabetização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jainaires • 17/10/2014 • Tese • 378 Palavras (2 Páginas) • 197 Visualizações
ETAPA 1
ESTAR ALFABETIZANDO E
Todo cidadão tem o direito de ser alfabetizado, pois estar alfabetizado é a forma de comunicação do homem na sua sociedade. Como cada pessoa tem sua própria definição e seu modo de se sentir como é estar alfabetizado.
Sabemos que a Escola é uma instituição conservadora que produz a manutenção do seu produto as ideologias permeantes. Então, vamos pensar juntos. O que estar alfabetizado?
• Estar alfabetizado é poder ir além do código escrito.
• Ser alfabetizado é fazer uso da leitura e da escrita no cotidiano.
• É ser capaz de ler um livro, uma revista, um jornal.
• É estar apto a escrever uma carta.
• É poder, no mundo da cultura da tela e das imagens e sons com os meios eletrônicos, conseguir acessar informações e delas se utilizar com senso crítico e não apenas “copiar” e “colar”.
Enfim, ser alfabetizado não é ser capaz de juntar letras para formar sílabas, juntar sílabas para formar palavras e palavras para formar frases.
Portanto, é hora da Escola sair desse lugar de mantenedora de seu produto. É preciso dar às crianças em fase de alfabetização (eu disse FASE, não disse CLASSE de alfabetização) formas de alcançar essas possibilidades.
Fornecer esse nível de alfabetização é um processo trabalhoso que depende de profissionais preparados e de investimento.
Assim, professores, temos que oferecer formação crítica aos nossos estudantes. Isso é parte de um trabalho em favor de uma formação cidadã, em defesa da tentativa de uma sociedade verdadeiramente democrática.
Sobre o papel do educador no sentido de estimular na criança e no jovem a capacidade questionadora que lhe é própria, sua possibilidade de ser criatura e criador, penso que temos que lhes oferecer uma formação crítica. Apesar de resultante de processos ideológicos, ele PRECISA ser agente de novas ideologias, para que possa, em sua vida pessoal e profissional, lutar por uma sociedade mais justa e menos individualista
O processo de alfabetização vai acontecendo através das situações reais do cotidiano do aluno. As tentativas em que faz o aluno acetar ou errar, mas podendo cometer suas falhas construtivas. Melhorando cada vez mais sua maneira de se expressar, de ler, de pensar e de escrever. Estar apto para acessar as informações do mundo e dos meios de comunicação, ter competência de uma visão crítica, é estar alfabetizado.
...