Alfabetização
Casos: Alfabetização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mlbarros • 12/3/2015 • 426 Palavras (2 Páginas) • 150 Visualizações
CONSTRUINDO O CONHECIMENTO COM O AUXÍLIO DA LUDICIDADE.
DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA
OBJETIVOS DIDÁTICOS:
Perceber a matemática inclusa em situações do dia a dia;
Utilizar contagem de cédulas e moedas;
Realizar cálculos mentais utilizando a estimativa como recurso para análise e previsão de resultados;
Reconhecer as notas e moeda do nosso sistema monetário;
Operar com estruturas aditivas;
Combinar notas menores resultando em um valor maior e correto.
Manusear corretamente a calculadora.
METODOLOGIA
Resgatar os conhecimentos prévios a cerca do conteúdo. Tais como: qual o nome do dinheiro vigente em nosso país? Para que serve o dinheiro? Em que situações faz-se necessário o uso do mesmo? Qual o menor e o maior valor existente?
Expor no quadro negro diversas notas com valores diferentes , assim como moedas existentes do nosso sistema monetário de modo que os alunos relatem as principais diferenças, tamanhos reconhecendo e identificando (cédulas e moedas).
Comparar cédulas e valores para que os alunos percebam que as notas possuem valores, cores, representações diferentes tais como: animais da fauna e flora que representam um determinado valor.
Solicitar que os alunos individualmente efetuem cálculos a partir de estimativa observando, notas e moedas expostas na lousa, em seguida fazer o cálculo no quadro negro. Enquanto 3 alunos da equipe adversária realizam o calculo com o auxilio de uma calculadora antecipando a resolução do cálculos de modo que fiquem na expectativa do resultado encontrado pelo aluno solicitado.
Dividir a turma em duas equipes, apresentar os materiais a serem usados no jogo das argolas, explicar o jogo, explanar as regras do jogo e a ordem dos jogadores.
Iniciar o jogo respeitando a ordem dos jogadores, colocar no quadro os valores conseguidos na jogada, logo após os alunos irão realizar o cálculo dos valores, alunos da outra equipe farão o cálculo com o auxilio de uma calculadora.
Lança-se o dado e o número obtido será o número de argolas a serem lançadas pelo jogador, caso acerte alguma garrafa, anotar o número de pontos na tabela, depois de 3 rodadas, somam-se os pontos de cada jogador, vence quem obtiver maior valor monetário.
Lançar questionamentos para a turma tais como: qual jogador conseguiu um valor maior? Qual a diferença de valor entre os jogadores? O próximo jogador irá precisar conseguir qual valor para igualar a soma da equipe que esta á frente da disputa?
Realizar coletivamente o cálculo final, somando todos os valores logo após o cálculo, realizar a comparação entre os valores, fazendo a subtração entre os valores para vê a diferença existente entre as equipe. Nomear a equipe vencedora.
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