Analise De Textos Literarios E não Literarios
Exames: Analise De Textos Literarios E não Literarios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JRPEDRO123 • 27/5/2014 • 774 Palavras (4 Páginas) • 230 Visualizações
Tomando como base o texto "América Latina Caladinha", de Madalena, é possível analisá-lo quanto a uma série de recursos, podendo-se concluir, em linhas gerais, que trata-se de um texto literário onde são utilizados, além da ambiguidade e da conotação, como em "Cadê Tadeu?" e "Era pequenininha", uma linguagem emotiva com grande ênfase na expressão (" Gente desaparecia, e nos muros eu lia: "Procura-se Sofia", "Onde está Abreu?"") . Sendo assim, quanto à sua função estética, podemos enquadrá-lo como social e engajado, visto o teor crítico da obra quanto um assunto comum: a recriação do período militar nos países latino-americanos que, entre outros transtornos, foi responsável pela inferência aos direitos humanos de todos os cidadãos, sendo estes severamente punidos pelo exercício de sua cidadania. Por fim, quanto à seus aspectos formais, podemos dizer que, por tratar-se de um poema, foram utilizados artifícios como: rima consoante perfeita - há correspondência total de sons a partir da última vogal tônica - ; rima pobre - as palavras que rimam são da mesma categoria gramatical - e ritmo, dando um tom uníssono e constante à obra.
Por outro lado, analisando a reportagem " ONU pede julgamento de repressores da ditadura militar", publicada por France Presse no site veja.abril.com.br, na data de 18/11/2011, pode-se concluir que, tratando-se de um texto não-literário , empregou-se a linguagem denotativa e impessoal, onde, ao contrário do texto literário, não há transferência de aspectos emocionais para a obra. Além disso, não houve a utilização da ambiguidade ou duplo sentido como elemento estético do texto, dando ao mesmo a objetividade e fidelidade quanto ao relato dos fatos, o que é característico do gênero. Quanto ao seu enfoque, ou seja, a ênfase no conteúdo, pode-se dizer que houve grande foco na "glorificação" das vítimas e consequente cobrança de um julgamento severo para com todos os repressores, de modo com que não haja empecilhos para a revogação da Lei da Anistia, que, segundo o texto, é responsável por "impedir a investigação e levar à impunidade". Já sobre os aspectos formais, pode-se destacar a presença de um título impessoal; a exposição de diversos e distintos dados resultantes de várias pesquisas que confirmam ou negam determinado fato verídico, fato este retratado durante toda a concretização da obra.
ANEXOS:
http://sitedepoesias.com/poesias/85315
AMÉRICA LATINA CALADINHA
Era pequenininha
Na América Caladinha
Eu não entendia
O que o povo sofria
Gente desaparecia
Nos muros, eu lia
“Procura –se Sofia”
“Onde esta o Abreu?”
Diziam que morreu.
(Ele sabia demais)
Cadê o Tadeu?
Esconderam o Tadeu.
Eu não podia escutar
Eu não podia falar
Eu não podia ver
Ainda não sabia pensar
Eu só podia brincar
Era pequenininha.
Na América caladinha.
Madalena
Março 2010
ONU pede julgamento de repressores da ditadura militar
...