Antonio José
Trabalho Escolar: Antonio José. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DuduGAMERBr • 25/3/2014 • 323 Palavras (2 Páginas) • 266 Visualizações
Sinopse - António José, ou O Poeta e a Inquisição - Gonçalves de Magalhães
António José, ou O Poeta e a Inquisição é um drama romântico de Gonçalves de Magalhães em verso, publicado em 1838 e que é considerado a primeira obra do "teatro brasileiro". Ele foi apresentado no teatro da praça da constituição no Rio de Janeiro em 13 de março de 1838, e foi bem recebido pelo público e crítica teatral, pela coragem de abordar este tema na época em questão. É baseada nos dias finais da vida do dramaturgo António José da Silva, "o Judeu".
António José, ou O Poeta e a Inquisição - Gonçalves de Magalhães
António José da Silva, de cognome "o judeu" nasceu no Rio em, 1705 e foi queimado vivo pela Inqusição aos 34 anos de idade em Lisboa..
Batizado católico, mas de origem judaica, foi vítima da perseguição que dizimou a comunidade dos cristãos-novos do Rio de Janeiro em 1712. Em 1737, António foi preso pela Inquisição, juntamente com a mãe e a esposa (Leonor de Carvalho, com quem casara em 1728, que era sua prima e também judia). A mãe e a mulher seriam libertadas posteriormente.
António José da Silva foi torturado. Descobriram que era circuncisado. Uma escrava negra testemunhou que ele observava o Shabbat.( dia de descanso semanal no judaísmo)
O processo decorreu de forma a não deixar nenhuma alternativa de absolvição e António José da Silva foi condenado à morte. Como era regra com os prisioneiros que, condenados, afirmavam desejar morrer na fé católica, António José da Silva foi garroteado antes de ser queimado num Auto-de-Fé.
Sua mulher, que assistiu à sua morte, morreria pouco depois. Antonio José ,a saber foi o único nascido brasileiro que morreu queimado na Inquisição.
Imaginem pois a ousadia de Gonçalves de Magalhães ao escrever em 1838 uma peça relatando este processo e morte.
A dramaturgia nacional já nascia assim: denunciante, lutadora nas causas contra as injustiças.
...