Análise Feliz Ano Novo
Dissertações: Análise Feliz Ano Novo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: viniciusscfjr • 29/11/2014 • 697 Palavras (3 Páginas) • 928 Visualizações
COLÉGIO PEDRO II
Campus Realengo II
3ª Certificação — Ano 2014 — Manhã
3º Ano do Ensino Médio — Português
FELIZ ANO NOVO
Por: José Rubem Fonseca
Conto: Entrevista
Vinicius Freitas
Marianna Lima
Professor: Marcos Ponciano
Rio de Janeiro
Novembro de 2014
FREITAS JR., Vinicius Santos Cecílio de.
LIMA, Marianna.
Feliz Ano Novo / Entrevista – Rio de Janeiro: CPII, 2014.
9 p.: il.; 29,7 cm.
Professor: Marcos Ponciano
Análise – CPII / Português, 2014.
Análise Crítica
Entrevista é um dos vários contos do livro Feliz Ano Novo, uma coletânea de contos de Rubem Fonseca, que tratam de assuntos comuns da vida de pessoas aparentemente normais, mas em cada história há um desprender um tanto quanto inesperado que mostra como o autor encara as pessoas de forma negativa, sugerindo, com o perfil dos personagens e as descobertas no desenrolar dos contos, que ninguém é totalmente confiável e que certas circunstâncias podem despertar o lado inexplorado de cada um.
Nesse conto, um ato comum ao comportamento de boa parte dos casais em seus relacionamentos, a traição, desencadeia uma serie de comportamentos agressivos que mudam totalmente a vida de um casal. Ao descobrir a traição do marido, a esposa grávida, na concepção global as mulheres tendem a ser indefesas e calmas, mata brutalmente a amante sem nenhum indicio de piedade ou até mesmo medo de seus atos, o marido por sua vez agride a esposa sem se importar com ela ou com o filho que carrega, fazendo-a perder o bebê, o ato do marido também demonstra total descaso só que mais profundo do que o de sua mulher, ele não se importa com sua família que são as pessoas a quem normalmente amamos e nos preocupamos.
O autor, ao escrever a história, usa a forma de escrita simples, sem a presença de um narrador ou contextualização ao início, para destacar o teor comum do ocorrido na trama, a conversa apenas decorre, fazendo com que o leitor seja como uma parte dela. A falta da presença do nome dos personagens dá ao texto uma sensação de impessoalidade, isso pode demonstrar como as relações sociais estabelecidas no texto, e na sociedade que ele critica, são superficiais e no fim ajudam a causar o suspense da falta de conhecimento dos personagens, quando na verdade eles já se conhecem.
O texto de
...