As Desigualdades Na Copa 2014
Pesquisas Acadêmicas: As Desigualdades Na Copa 2014. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jeancorrea • 11/10/2014 • 434 Palavras (2 Páginas) • 381 Visualizações
As Desigualdades na Copa
O Mundo trará sua visão para o País que sediará mais uma Copa futebolística. Nos estádios e através dos meios de comunicação, a grande massa mesclará nações pobres e ricas, brancos e negros ,e outras raças e culturas se concentrarão acompanhando este megaevento onde a mensagem principal será a competição esportiva quando os melhores jogadores vencerão, e nestes dias a população não atentará para as muitas desigualdades sociais vigentes dos países participantes.
No Brasil, o País campeão da bola, onde existe uma sociedade capitalista que é "pereba" ou perdedora na questão humanitária quando uma minoria usufrui uma vida confortável acumulando riquezas, propriedade privada, capital e bens; uma grande parcela da população sofre pela má distribuição de renda, pela falta de investimento na saúde e educação, pela falta de oportunidade de emprego e outras situações desta realidade social.
Em todos os países teremos desigualdades e suas consequencias, miserias, fome, pobreza, mortalidade infantil, desnutrição,desemprego, classes sociais diferentes e também possuirão medições como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) para indicar a qualidade de vida dos cidadãos de cada local; e na nossa nação mesmo tendo números elevados neste quesito ainda convivemos com discriminação e preconceito.
Por estarem circulando num shopping center da classe média paulistana, cerca de 6 mil jovens da periferia se reuniram com o intuito de passearem e se divertirem e assim ficaram suspeitos e alguns foram detidos pelos seguranças , seria pelo fato de estarem num ambiente não condizente com a renda ou classe social e por tumultuarem estariam planejando assaltos, roubos nas lojas?
Existem muitas respostas , muitas perguntas e ações para serem tomadas, a mudança da consciência e atitude das pessoas fará com que todos adotem novas posturas quando pensarem sobre o que assola a cada um e a sociedade em geral. O desafio fica lançado quando escolhemos os nossos representantes (Presidentes, prefeitos, etc) para que com os recursos disponíveis (milhões de reais), administrem e invistam em prol de uma luta constante para minimizar os efeitos danosos que toda a desigualdade causa.
Pois se agirmos como um dos objetivos da ONU(Organização das Nações Unidas) que é desenvolver a cooperação entre os povos na busca de soluções dos problemas sociais, humanos, culturais e econômicos promovendo o respeito ás liberdades fundamentais e aos direitos humanos; deveremos também combater toda forma discriminatória, preconceituosa por cor, raça, classe social , toda forma que deixará nosso semelhante fora deste clamor por uma sociedade mais digna, justa, com direitos iguais e como torcedores vibrar, aplaudir, ecoar o hino do País não somente nas partidas de futebol, mas fora dos campos onde todos sentirão orgulho da Pátria em que vivem.
...