As crianças "sapinho"
Artigo: As crianças "sapinho". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rhaa04 • 12/9/2013 • Artigo • 392 Palavras (2 Páginas) • 252 Visualizações
No seu trabalho, com Educação, Saúde ou Promoção Social, algumas crianças aparecem com manchas brancas na boca? Pais ainda não sabem bem como diagnosticá-las (é uma afta? Uma mancha de leite?), por isso é importante você orientá-los sobre o que é e como agir quando a criança tem “sapinho”.
“Sapinho” é o nome popular que se dá às manchas brancas na boca dos bebês que, na verdade, são sinais de uma infecção, causada pelo fungo Candida albicans.
Mas, ela não atinge apenas na boca. Também pode manifestar-se nas dobras da pele, onde fica a fralda, local quente, escuro e úmido.
Quando a manifestação se dá em bebês com menos de um ano, isso pode indicar uma imaturidade do sistema imunológico. Mas, há casos em que a infecção se manifesta de outras situações, como o uso de antibióticos ou corticoides. Crianças que frequentam creches quando bebês também estão mais propensas ao contágio.
É importante tranquilizar os pais. Uma vez ou outra, o “sapinho” pode aparecer. No entanto, se ocorrer com muita frequência é preciso ficar alerta e consultar o especialista.
O fungo, que causa o “sapinho”, faz parte da flora habitual do ser humano. Os bebês acabam contaminados pelas mãos sujas dos adultos, objetos mal lavados, como mamadeiras e chupetas, pratos cheios para o fungo. Por isso, prevenir é tudo, mantendo mãos, brinquedos e acessórios, usados pelos bebês, sempre limpos.
No caso de a infecção estar na região onde fica a fralda, é preciso trocá-la com mais frequência, evitando muita umidade, e fazer uma limpeza cuidadosa para não machucar ainda mais a pele. Os especialistas não recomendam o uso de lenços umedecidos.
Crianças com “sapinho” são normalmente tratadas com medicamentos antifúngicos, como a nistatina ou o miconazol, adequada ao local da lesão.
Mas, como saber se é “sapinho” mesmo? Na região da boca, ele aparece nas bochechas, na língua, na gengiva e nos lábios. Parece uma mancha de leite, que não sai.
No caso da região das fraldas, ele se manifesta como uma mancha avermelhada com pequenas bolinhas, também vermelhas.
A criança quase sempre não sente nada, mas, se não forem tratadas, as lesões aumentam e vão gerar desconforto até para o bebê se alimentar.
Outra dica é para as mães que amamentam. É preciso observar se há lesões nas mamas, para que sejam tratadas.
Com essas informações, você pode ajudar ainda mais pais e mães a cuidarem do bem-estar da criança pequena. Bom trabalho!
...