Astecas a história
Por: 250296 • 15/4/2015 • Abstract • 509 Palavras (3 Páginas) • 210 Visualizações
A sociedade antes dos Astecas
A sociedade Asteca se assemelha muito aos Romanos no que se diz respeito a forma de organização militar e politica por meio de formação de colônias, entre outros aspectos.
Antes dos Astecas (também conhecidos por Mexicas) surgirem na Mesoamérica (Atual México), existia uma sociedade de suma importância histórica e cultural na qual faria referência para a cultura Asteca, a cidade anterior a Tenochtitlán, que seria Teotihuacán.
Teotihuacán tem três características peculiares e de grande importância, as duas grandes pirâmides do Sol e da Lua sendo a da Lua a maior da Mesoamérica, o fato de sua fé ter se espalhado rapidamente, o culto ao Tlaloc, Deus da chuva, e principalmente pelo fato de sua cultura ainda ser palco de diversas peregrinações de altos escalões do povo Asteca mesmo após o declínio de seu império.
Pelo fato de diversos impérios estarem em declínio, houve um grande interesse por parte dos povos bárbaros na Mesoamérica, um dos primeiros bárbaros a chegarem a Mesoamérica foram os Toltecas e que logo em seguida formariam sua cidade na qual designariam de Tula. Porém, mesmo em declínio, o império Teotihuacán conseguiu dominar os Tula e tentou implementar sua cultura sobre eles, mas os chichimecas (Bárbaros) tinham uma cultura totalmente distinta.
O período na qual a cidade de Tula ficou submetida, foi chamado de longo reinado de Quetzalcoatl (uma divindade acolhida pelos Toltecas). Após o passar do tempo, o povo Tolteca foi ficando cada vez mais desenvolvido a ponto de, segundo a mitologia, o Deus Tezcatlipoca (Deus feiticeiro dos Toltecas) lutou contra Quetzalcoatl, venceu e libertou seu povo.
Após a libertação, a cidade de Tula começou a formação de um império na qual se diferenciaria dos impérios da época, trazendo a figura de um Rei.
Os Astecas
A sociedade Asteca tem uma grande importância quando se diz respeito as técnicas agrícolas, artesanato e militares. Conhecido como um povo guerreiro e de grande habilidade artesã, os Astecas tiveram um marco histórico no que se diz respeito a confecção de tecidos, de minérios como prata e ouro e entre outros.
Sua religião era politeísta (crença em diversos Deuses) e praticavam sacrifícios de acordo com sua crença. As principais figuras religiosas para esse povo seriam aquelas que fazem referencia ao Sol, e as práticas agrícolas, acreditavam que a abundância de frutos ou comidas providas do cultivo se dava pelo fato de seus sacrifícios aos Deuses.
Cada habitante tinha direito a um lote de terra, na qual poderia fazer seu cultivo e própria sobrevivência, porém já teriam que pagar impostos. A sociedade era composta por escalões de importância, como se fosse uma pirâmide, acima de todos estariam os maiores Sacerdotes e dois governantes, logo abaixo estariam os dignatários(Pessoa que exerce um alto cargo), depois vinha a elite dos Calpulli(bairros formados por pessoas do mesmo clã), os comerciantes e os artesãos eram os mais próximos da grande camada de moradores livres e proprietários de terra. Abaixo desses moradores livres existia os servos ( moradores livres que perderam suas terras e agora trabalham para outros moradores para suprir suas dividas, como se fosse um trabalho assalariado).
...