Atividades Eja
Monografias: Atividades Eja. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jhu1234 • 16/11/2014 • 629 Palavras (3 Páginas) • 471 Visualizações
Aspectos relevantes sobre o desenvolvimento da oralidade da criança.
A linguagem oral é um dos aspectos fundamentais de nossa vida, pois é por meio dela que nos socializamos, construímos conhecimentos, organizamos nossos pensamentos e experiências, ingressamos no mundo. Assim, ela amplia nossas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais.
Vale ressaltar que o trabalho com a oralidade em sala de aula é primordial, pois a fala é parte integrante de nossa vida. Considerando, portanto, que o desenvolvimento da linguagem oral se dá mediante a vivência de experiências diversificadas, ricas, envolvendo os usos possíveis da linguagem oral, cabe aos profissionais atuantes da educação infantil e séries iniciais planejarem a ação pedagógica de forma a garantir, na sala de aula, atividades sistemáticas de fala, escuta e reflexão sobre a língua.
Portanto, num ambiente de confiança e respeito, há possibilidades magníficas
para que elas falem, discutam, opinem, enfim, manifestem‐se livremente. Trabalhar com a oralidade tem como um dos objetivos desenvolverem as habilidades linguísticas de falar e escutar. Deste modo, sendo a oralidade um valioso instrumento interdisciplinar e a primeira modalidade linguística a ser adquirida pelo indivíduo, faz se necessário que a escola ponha em relevância o seu papel no processo ensino‐aprendizado.
Análise sobre a formação do leitor e do escritor.
A leitura e a escrita, como processos complexos que sempre foram ,merecem e precisam de um novo olhar e o educador precisa ser mediador no sentido de propiciar o desenvolvimento das capacidades de leitura e escrita no contexto da cultura contemporânea, na qual o sujeito, por um lado, se vê ainda privado de muitas oportunidades e, por outro, imerso num mar infindável de Informações,uma vez que a criança tem a possibilidade de experimentar atividades mais diversificadas, em cujo processo tem a oportunidade de aprender capacidades humanizadoras da conduta infantil, dentre elas as habilidades de ler e de escrever e, nesse processo, o professor tem papel essencial e a relação estabelecida entre eles, também.
Relevância do papel do professor no processo de ensino de leitura.
No processo de alfabetização, professor e alunos ocupam papel de destaque,
caminhando juntos na construção do conhecimento e objetivando os mesmos ideais. Durante esse percurso, é significativa a importância dada aos trabalhos desenvolvidos coletivamente, pois priorizam ações e posturas que desencadeiam interações entre os alunos, contribuindo, de forma expressiva, para o processo pedagógico, o qual também auxiliará na formação do aluno como sujeito ativo e pensante na sociedade. A alfabetização é o processo em que o aluno se apropria do ensino e da aprendizagem. A escola é o principal espaço para a busca do conhecimento, em que ocorre à intervenção pedagógica, e a função do professor é ser um mediador do conhecimento. Com seu auxílio, precisa acontecer a aprendizagem significativa dos alunos. No entanto, sabemos que não é apenas na escola que o aluno aprende. O processo de alfabetização depende, também, do ambiente familiar no qual o aluno está inserido,
...