Avaliação Institucional Na Educação Básica
Relatório de pesquisa: Avaliação Institucional Na Educação Básica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Idaliadias • 8/12/2014 • Relatório de pesquisa • 457 Palavras (2 Páginas) • 223 Visualizações
Avaliação Institucional na Educação Básica
Idália Dias Oliveira
A Avaliação Institucional é uma ferramenta para se construir e implantar a avaliação como um todo na escola, haja visto que o objetivo principal é uma melhor qualidade do ensino. Sua utilização pode se constituir como um instrumento para avaliar e revelar as ações desenvolvidas tendo em vista a ampliação da participação e da autonomia da escola.
Quanto a idéia de avaliação institucional é uma proposta ainda pouco utilizada nas instituições da educação básica, sendo que esse processo tem tido maior aplicação nas instituições de ensino superior.
A Avaliação Institucional destaca-se como uma das formas para avaliar a gestão, a aprendizagem, os objetivos da escola e perceber se estão sendo atingidos como um todo ou em parte. Nesse contexto, a instituição precisa repensar a sua função social e buscar a garantia de um ensino de qualidade, onde o aluno seja o sujeito de sua aprendizagem.
Na educação básica, a avaliação deve está focada na aprendizagem do aluno, mas é preciso pensar que o rendimento do aluno depende muito das condições institucionais e do projeto-político-pedagógico da escola. Na avaliação institucional há de se considera fatores internos e externos no processo de avaliação.
Essa temática em torno de uma avaliação institucional começou a fazer parte do sistema educacional no país, no final da década de 80, quando se iniciou a discussão em torno da qualidade do ensino. Surge assim, uma proposta do governo federal de realizar uma avaliação do ensino fundamental, a avaliação era feita por amostragem já que não contemplava todo os alunos do ensino fundamental. A avaliação realizada pelo Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) tem exercido sua importância no sistema educacional fornecendo dados a gestores e administradores da educação, bem como tem estabelecido o perfil pedagógico por estado ou regiões educacionais. Pretende-se através dela a busca de novos rumos, definindo melhor o perfil da instituição, levando a escola e os sistemas de ensino, a reavaliarem o seu projeto político-pedagógico para possível correção de rumo.
Para que efetivamente realizemos a avaliação institucional é fundamental que haja a participação não apenas dos professores, alunos e funcionários, mas de pais e de toda a comunidade escolar, pois assim, estaremos garantindo que a instituição se pense, viabilize ações efetivas que impliquem em mudança e melhoria no ensino e posteriormente, possa refletir sobre as ações e resultados obtidos, ou seja, será o processo reflexão-ação-reflexão.
A avaliação institucional precisa ser bem planejada, pois no processo avaliativo os envolvidos deverão ter conhecimento de todo o fazer avaliativo, a fim de que possam assumir uma postura ativa de participação e comprometimento com os resultados. Essa avaliação se dará numa construção dialógica onde os sujeitos da aprendizagem e todos os envolvidos discutem e buscam a qualidade do ensino na instituição.
...