Biografia
Por: rafaelacasa • 18/8/2015 • Projeto de pesquisa • 385 Palavras (2 Páginas) • 244 Visualizações
Faculdade de ciências sócias de guarantã do norte
Disciplina: metodologia cientifica
Turma: pedagogia A
Docente: Cristiane Zeri de oliveira Paulo
Discente: Rafaela Casagrande
Titulo Emília Ferreiro, a estudiosa que revolucionou a alfabetização.
05 paginas
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/estudiosa-revolucionou-alfabetizacao-423543.shtml
Resumo das ideias principais
Nenhum nome nesses últimos 30 anos, teve mais influencia na educação brasileira. Do que a psicolinguista Argentina Emília Ferreiro nascida em 1936. Ela estudou na Universidade de Genebra e se Doutorou-se sobre a orientação do biólogo Jean Piaget. O trabalho era epistemologia genética, mas ela continuou estudando num campo que o mestre não havia descoberto a escrita. a partir do ano 1974 ela desenvolveu se na Universidade de Buenos Aires com experimentos com as crianças, que deu origem as conclusões apresentadas em psicogênese, e da escrita, assinada com a parceira pedagógica espanhola Ana Teberosky. Emília é uma professora ate hoje, só consegui-o se divulgar seus livros no Brasil a partir dos anos de meados de 1980. Ela revolucionou a alfabetização com seus métodos de estudos, uma das suas principais consequências da absorção de sua obra foi à alfabetização, ela recusa o uso de cartilhas porque oferece um universo artificial e desinteressante. Segundo a ela a compreensão da função social da escrita que deve ser estimulada com textos da atualidade como, por exemplo, livros, historias, e jornais e revistas. Um dos seus livros psicogênese da língua escrita, que saio na edição brasileira em 1984. e as descobertas que o livro apresenta se tornou se um assunto obrigatório nos estudos pedagógicos que se espalharam pelo Brasil, sendo transpostos nas salas de aula a te hoje.
Conclusão do autor: autora conclui que Emília foi uma psicolinguista, que mostrou de importante os seus estudos sobre a alfabetização, que ela recusa o uso de cartilhas ela utiliza textos da forma de atualidade como livros, jornais, e ela ainda foi uma boa professora.
Julgamento da obra: a obra e interessante para quem esta estudando. E ajuda a compreender o método de ensino, dessa psicolinguista e professora.
Mérito da obra: um elogio por que nenhum nome teve mais influencia na educação brasileira do que a Emília Ferreiro uma psicolinguista e uma ótima professora.
Indicação: indicaria para os estudantes, compreender o método de ensino dessa professora e psicolinguista, para aprender seu método de estudo e ensino.
...