TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COESÃO - PORTUGUÊS

Tese: COESÃO - PORTUGUÊS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Tese  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE NO PORTFÓLIO

1) Na Unidade 2 (ZAMPONEO; ALEIXO, 2014), foram tratados texto, coerência e coesão. A inteligibilidade do texto depende da coerência e da coesão. O texto coerente não apresenta contradição nas idéias expostas. Além disso, deve haver interação entre emissor e receptor, pois, na elaboração/interpretação do texto, é necessário o compartilhamento de conhecimento entre produtor e receptor, o que implica, também, conhecimento de língua e de mundo, inferências, intertextualidade, fatores pragmáticos, interacionais e contextuais.

Por sua vez, a coesão é “a forma como os elementos lingüísticos presentes na superfície textual se interligam, se interconectam, por meio de recursos também lingüísticos, de modo a formar um tecido (‘tessitura’), uma unidade de nível superior à da frase, e dela difere qualitativamente” (KOCH, 2004, p. 35)

Da coesão depende a ligação dos sentidos isolados, para evidenciar a estruturação da seqüência superficial do texto, sem perder de vista o todo e a intenção com que se produz esse todo, para constituir finalmente um texto.

Baseando-se no exposto e no que você estudou, leia o texto seguinte e responda às perguntas.

A VENDA DA FELICIDADE

A era industrial aumentou consideravelmente a produção de bens de consumo. Agora, na era da informática, esse consumo foi até facilitado, através da internet. No quotidiano, o consumismo é estimulado e vendido como felicidade. Seria verdadeira essa relação?

Com as altas taxas de desemprego e a coisificação do homem, a população fica emocionalmente fragilizada. Essa fragilidade é fruto da exclusão social e da concepção de homem como ser descartável. Em uma sociedade com uma cultura descartável, representada pela cultura de massa, o homem também o é. Além de sofrer com estressantes jornadas de trabalho, transporte longo e demorado, o homem também sofre em seu tempo livre. Ele anseia por tempo livre, mas não sabe o que fazer com ele – até o seu tempo livre é alienado.

Esse é o momento oportuno para as campanhas de marketing. Impossibilitado (financeiramente) de se desenvolver pessoalmente através de estudo ou com o uso qualificado de seu tempo livre, o homem passa horas na frente da TV. Assim, o carro representa a liberdade, a cerveja representa a alegria, o remédio representa a paz. As campanhas padronizam os sentimentos e os oferecem personificados em produtos. E ainda estimulam a troca desses mesmos produtos, pouco tempo depois, por outros melhores e mais modernos.

O grande erro das pessoas que se entregam ao consumismo desenfreado sem refletir é que, apesar de inúmeras tentativas, o mal-estar causado pela exclusão social, pela alienação do tempo, não pode ser aliviado pelos produtos consumidos. A felicidade e a realização pessoal não vêm embaladas e prontas para o consumo; são frutos de equilíbrio emocional, autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Características que são alcançadas, gradualmente, no decorrer da vida (adaptado de SOUSA,2012).

a) O texto é coerente? Por quê? - Sim, o texto é coerente, pois não apresenta contradições de idéias. Descreve o sistema capitalista, onde as empresas buscam o lucro estimulando o consumo e o vendendo como felicidade; mas a felicidade e a realização pessoal são alcançados gradativamente através do equilíbrio emocional, autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

b) O texto tem coesão? Por quê? Utilize elementos do texto – substantivos, pronomes, conjunções etc. – para fundamentar sua resposta. - Sim, tem coesão, conforme segue:

Coesão seqüencial

Preposição

“de consumo”

“até facilitado através da internet”

“com as altas taxas”

“do homem”

“em uma sociedade”

“da concepção”

“para as campanhas”

Pronomes demonstrativos

“esse consumo”

“essa relação”

“essa fragilidade”

“o homem”

“seu tempo”

Pronome pessoal

“ele anseia”

Pronome indefinido

“outros melhores”

Pronomes relativos

“que são alcançadas”: o equilíbrio emocional, autoconhecimento e desenvolvimento pessoal são as características alcançadas.

“os oferecem”: oferecem os sentimentos.

“como felicidade”: o consumismo é vendido como felicidade

Conjunção:

“através da internet”

“além de sofrer”

“mas não sabe”

“através de estudo”

“assim, o carro”

“e, ainda”

Advérbio

“também sofre”

“ainda estimulam”

“apesar de inúmeras”

Próclise

“ impossibilitado de se desenvolver” (palavra de valor negativo)

“ que se entregam ao consumismo” (pronome relativo)

Sinônimo

“Coisificação do homem”: homem tratado como coisa, objeto.

2)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com